O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confrontou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante seu discurso no lançamento do canal “SBT News”, nesta quinta-feira (12).
Lula abordou o tema das previsões econômicas negativas feitas no início do ano.
“Eu estava vendo uma matéria nos jornais e todos os prognósticos negativos contra a economia brasileira anunciados no início de janeiro não deram certo, Tarcísio”, disse o presidente em tom de desafio. “Tudo melhorou no mês de outubro. Tudo.”
A “Boa Notícia” de Trump sobre Moraes
Em um momento de descontração e referências, Lula citou duas datas comemoradas no período, embora tenha cometido um equívoco na idade do ministro. Ele mencionou o aniversário de 95 anos de Silvio Santos e disse: “A segunda boa notícia é que o Silvio Santos fazia 95 anos e o Alexandre de Moraes faz 35 amanhã.” (Moraes fará 57 anos neste sábado, 13 de dezembro).
Na sequência, Lula retomou a discussão sobre a retirada das sanções aplicadas pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes. O presidente afirmou que Donald Trump teria dado “de presente” o reconhecimento.
“E o Trump deu de presente para ele o reconhecimento de que não era justo um presidente de um outro país punir o ministro da Suprema Corte Brasileira porque estava cumprindo com a Constituição Brasileira.”
A referência clara foi à exclusão de Moraes da lista da Lei Magnitsky, anunciada no mesmo dia.
O lançamento do “SBT News” reuniu importantes autoridades políticas e empresariais, como os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Ricardo Lewandowski (Justiça). O evento marcou a apresentação oficial da nova estrutura de jornalismo do SBT.

