quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaLula detona motim bolsonarista e diz que Alexandre de Moraes está garantindo a democracia no Brasil
Guardião

Lula detona motim bolsonarista e diz que Alexandre de Moraes está garantindo a democracia no Brasil

Presidente condena motim da extrema-direita e exige respeito dos EUA após ataque de Trump contra Alexandre de Moraes

Rio Branco, 8 de agosto de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira que os deputados e senadores que travaram os trabalhos da Câmara e do Senado Federal em apoio a Jair Bolsonaro (PL) deveriam ter seus mandatos cassados. Durante discurso no Acre, Lula também saiu em defesa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alvo de ataques de parlamentares bolsonaristas e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“O Alexandre de Moraes está garantindo a democracia. E você, Petecão, por favor, não assine esse pedido de impeachment. Quem deveria ter o impeachment são esses que tentam paralisar o Congresso. São traidores da pátria”, declarou Lula, dirigindo-se diretamente ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

O motim que paralisou o Congresso

A fala do presidente ocorre após dois dias de bloqueio das mesas diretoras do Congresso por parlamentares da extrema-direita. O objetivo do movimento era forçar a votação da anistia a Bolsonaro e de seus cúmplices nos atos golpistas de 8 de janeiro, além do impeachment de Moraes, responsável pela decisão que mantém Bolsonaro em prisão domiciliar.

A ação, liderada por aliados do ex-presidente, teve como palco principal a Câmara dos Deputados, onde nomes como Zé Trovão (PL-SC) protagonizaram cenas de intimidação contra colegas e servidores.

Alcolumbre resiste à chantagem

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se recusou a ceder. Em entrevista à jornalista Andreia Sadi, Alcolumbre classificou o pedido de impeachment como “decisão jurídico-política séria” e descartou tratar a questão como mera contabilidade de assinaturas.

Mesmo com o apoio de 41 senadores, a tentativa bolsonarista empacou. Alcolumbre reassumiu a mesa do Senado nesta quinta-feira (7) e restabeleceu os trabalhos legislativos.

Petecão sob pressão

Sérgio Petecão, único senador do Acre com laços diretos com o governo federal, tornou-se peça-chave na disputa. Os outros dois representantes do estado, Alan Rick e Márcio Bittar, ambos do União Brasil, seguem a cartilha de Bolsonaro.

Lula pediu publicamente que Petecão não legitime o ataque à Corte. “Você é do Acre, você conhece a importância da democracia para os pobres desse estado”, declarou o presidente.

Lula confronta Trump e Eduardo Bolsonaro

O presidente também criticou abertamente as novas tarifas impostas por Donald Trump contra produtos brasileiros. As medidas entraram em vigor na quarta-feira (6), em mais um gesto hostil da Casa Branca contra o governo brasileiro.

“O presidente dos Estados Unidos tem que aprender a respeitar a soberania deste país”, disse Lula, que também atacou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), sem citá-lo nominalmente: “Mandou o filho dele para os Estados Unidos. Vai saber o que isso vai custar. Esse moleque é traidor de 215 milhões de brasileiros.”

Política como espetáculo de redes

Lula fez críticas duras ao que chamou de “esvaziamento político” no Parlamento. Segundo ele, há um número crescente de parlamentares que abandonaram o debate legislativo e usam o Congresso como palco para autopromoção em redes sociais.

“Deputado não faz mais discurso. Pega o celular, grava a cara dele, fala bobagem e acha que está sendo deputado ou senador. Isso é um desrespeito à democracia”, disse.

Reeleição à vista

O presidente reiterou que pretende disputar a reeleição em 2026, caso sua saúde permita. “Se eu tiver como estou hoje, aqueles crápulas não voltarão jamais a governar esse país”, afirmou.

A visita de Lula ao Acre é a primeira oficial neste mandato. O governo federal anunciou investimentos de R$ 1,1 bilhão em infraestrutura, educação, energia e regularização fundiária no estado.


O que está em jogo

Por que Lula defendeu Alexandre de Moraes?
Porque Moraes é o principal responsável por decisões que contêm tentativas de ruptura institucional no país. Ele também é relator das investigações sobre Bolsonaro e seus aliados.

O que querem os parlamentares bolsonaristas?
Eles pressionam por anistia aos golpistas do 8 de janeiro, tentam blindar Bolsonaro e buscam retaliar Moraes, com apoio direto de Donald Trump e Eduardo Bolsonaro.

Quem tem o poder de pautar o impeachment de Moraes?
A prerrogativa é exclusiva do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que já indicou que não atenderá à pressão do bolsonarismo.

O que simboliza a reação de Lula?
O endurecimento do discurso presidencial sinaliza um novo momento de enfrentamento com a extrema-direita, inclusive no cenário internacional.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias