Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instruiu nesta segunda-feira (3) os líderes do governo a exigirem dos ministros de partidos do centrão apoio nos votos para os projetos em tramitação no Congresso.
Inscreva-se no nosso canal no Youtube
Siga o Diário Carioca no Instagram
Siga-nos no X
Essa foi uma das principais pautas discutidas em uma reunião com o núcleo de articulação política do governo, após uma série de derrotas em votações no Legislativo na semana passada.
O que você precisa saber:
- Estratégia de votos: Lula demanda que líderes garantam apoio de ministros do centrão para projetos no Congresso.
- Núcleo de articulação: Reunião incluiu José Guimarães (PT-CE), Jaques Wagner (PT-BA) e Alexandre Padilha.
- Reuniões semanais: Encontros às segundas-feiras para discutir pautas legislativas.
- Ação direta de Lula: Presidente disposto a intervir diretamente com ministros da base aliada.
Contexto da Reunião
A reunião contou com a presença dos líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), além do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Eles irão trabalhar junto com representantes de partidos como PP, União Brasil, Republicanos, PSD e MDB para mapear antecipadamente quantos votos os ministros dessas legendas podem garantir em cada votação.
Lula também pediu que a articulação política acionasse diretamente quando necessário, para que ele pudesse conversar com os ministros da base aliada.
Leia Também
- Lula diz que vai negociar individualmente com partidos
- Bolsonaro dá cargos no Incra para o “centrão” em ação nociva à reforma agrária
- Bolsonaro, centrão, o sapo e o escorpião
- Após Casa Civil, Centrão agora mira no Orçamento
- Américas registram queda nos casos de covid-19 pelo 2º mês consecutivo
Reuniões Semanais e Críticas
Após as derrotas no Congresso, Lula decidiu realizar reuniões semanais às segundas-feiras com o núcleo político do governo para discutir os temas na pauta do Legislativo. O presidente enfatizou que as críticas ao governo devem ser feitas nas reuniões internas e solicitou que não houvesse exposição de desentendimentos entre auxiliares na imprensa.
Lula também quer que, nos próximos encontros, estejam presentes o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ambos estão em viagens internacionais nesta semana: Costa foi para a China e Haddad para Roma.
Desempenho dos Ministros
Durante a reunião, Lula pediu mais empenho dos ministros petistas na defesa do governo, solicitando que ocupassem mais espaços para falar das ações governamentais, seja na mídia ou em eventos públicos.