quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaLula janta com Putin antes do Dia da Vitória
União Vermelha

Lula janta com Putin antes do Dia da Vitória

Moscou – O presidente Lula participou nesta quinta-feira (8) de um jantar oficial com o presidente Vladimir Putin no Kremlin, em Moscou. A visita aconteceu um dia antes do tradicional Desfile do Dia da Vitória, que marca os 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra.

O evento tem forte simbolismo para o governo russo e reafirma a presença do Brasil como ator ativo nas relações internacionais. Lula chegou a Moscou na quarta-feira (7), acompanhado por sua comitiva diplomática.

Jantar político no Kremlin
O encontro entre Lula e Putin foi reservado e fez parte da agenda oficial de visitas do líder brasileiro à Rússia. A celebração antecede o desfile militar do Dia da Vitória, marcado para esta sexta (9), na Praça Vermelha, um dos eventos mais marcantes do calendário russo.

Evento carrega peso simbólico
O desfile marca os 80 anos da vitória sobre a Alemanha nazista e reforça o discurso de força militar da Rússia. Todos os anos, o evento é usado como ferramenta de propaganda por Putin, que busca reafirmar sua liderança tanto interna quanto externamente.

Política externa e presença global
Além de Lula, outros líderes internacionais foram convidados a participar da cerimônia, o que sinaliza a intenção do Brasil de manter uma política externa independente e multilateral. A viagem também demonstra que o país busca manter o diálogo com potências de diferentes blocos geopolíticos.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias