quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioSudesteMinas GeraisLula oficializa assentamento em MG e destaca reforma agrária
Reforma Agrária

Lula oficializa assentamento em MG e destaca reforma agrária

Campo do Meio (MG) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (7), decretos de desapropriação de terras para fins de reforma agrária, beneficiando 459 famílias do assentamento Quilombo Campo Grande, no sul de Minas Gerais. O anúncio foi feito durante o Ato Nacional em Defesa da Reforma Agrária, marcando a regularização de um território ocupado há quase três décadas.

A área pertencia à antiga usina Ariadnópolis, que decretou falência em 1983, deixando trabalhadores sem indenização. Desde então, as famílias lutam pelo reconhecimento da posse. O decreto presidencial encerra um ciclo de 27 anos de ocupação e 11 despejos forçados.

https://www.instagram.com/p/DG6cJ6USt5q/

Quilombo Campo Grande: uma luta histórica

A região abriga 11 acampamentos, entre eles Chico Mendes, Irmã Dorothy Resistência e Vitória da Conquista. Em 2020, durante a pandemia, uma reintegração de posse ordenada pela Justiça resultou na destruição de uma escola comunitária. Dois anos depois, moradores reconstruíram a unidade de ensino.

Atualmente, os agricultores cultivam mais de 150 produtos, incluindo café, milho e frutas. Durante o evento, alguns assentados comercializaram seus alimentos em uma feira organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Acesso a crédito rural e infraestrutura

A regularização permite que os assentados obtenham financiamento agrícola. Nilson Borges, morador há 15 anos, afirma que a titulação da terra facilitará o acesso a linhas de crédito: “Agora, com certeza isso vai melhorar”.

A agricultora Fátima Meira, há 20 anos no assentamento, ressaltou a importância dos decretos: “Isso vai facilitar o acesso à água e energia elétrica”.

Investimentos e expansão da reforma agrária

No evento, Lula assinou sete decretos, abrangendo 13.307 hectares e R$ 189 milhões em investimentos. Além disso, anunciou a destinação de 12.297 lotes para famílias em 138 assentamentos rurais, em 24 estados brasileiros.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), seis novas áreas também foram incluídas na lista de desapropriação, localizadas em Minas Gerais, Pará, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias