Brasília – O senador Marcos do Val (Podemos-ES) mantém suas atividades nas redes sociais, mesmo após ordem do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) para cessar publicações e entregar seu passaporte. Do Val é alvo de medidas cautelares em investigação que apura possível obstrução de justiça relacionada a uma organização criminosa.
Resumo da Notícia
- Marcos do Val foi intimado a entregar seu passaporte e interromper suas atividades nas redes sociais por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
- Polícia Federal (PF) foi à residência do senador no Espírito Santo para recolher o passaporte, mas o documento não foi entregue.
- O senador continua publicando em suas redes sociais, mesmo após a ordem judicial.
Desafios à Ordem Judicial
Na última quarta-feira (14), a Polícia Federal esteve na casa do senador Marcos do Val, no Espírito Santo, para recolher seu passaporte diplomático, conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes. No entanto, Do Val afirmou que o passaporte estava em Brasília e que o entregaria posteriormente, o que ainda não aconteceu.
LEIA TAMBÉM
- PF apreende passaporte de Jair Bolsonaro
- Disney Carioca: lideranças do Rio de Janeiro se reúnem para debater novo projeto de turismo
- “Passaporte da vacina” começa a valer no Rio a partir desta quarta-feira; confira
- “Passaporte da vacina” no Rio começa a valer a partir desta quarta-feira; confira
- Paes sanciona lei que estabelece multa para fraudes no comprovante de vacinação no Rio
Continuidade nas Redes Sociais
Além de não ter entregado o passaporte, o senador foi proibido de realizar publicações em suas contas nas redes sociais, seja por ele mesmo ou por meio de terceiros. Ignorando essa ordem, Do Val já fez pelo menos dez postagens no X (antigo Twitter), onde criticou a operação da PF e desmentiu alegações sobre seu envolvimento em corrupção de menores.
Contexto da Investigação
O inquérito no qual Marcos do Val é investigado envolve a suposta utilização de crianças e adolescentes para intimidar agentes federais e suas famílias, em uma estratégia para ocultar a verdadeira autoria das ações. A decisão do ministro Alexandre de Moraes alerta que, caso as medidas cautelares sejam descumpridas, poderá ser decretada a prisão preventiva do senador, conforme o Código de Processo Penal.
Perguntas Frequentes Sobre o Caso Marcos do Val
O que motivou a decisão de Alexandre de Moraes?
Moraes determinou as medidas cautelares como parte de uma investigação que apura se Marcos do Val estaria obstruindo a justiça e utilizando menores para intimidar agentes federais.
Por que Marcos do Val não entregou o passaporte?
O senador alegou que o passaporte está em Brasília e que o entregará posteriormente, mas até agora não cumpriu a ordem.
Quais as consequências do descumprimento das ordens judiciais?
Se Marcos do Val continuar desrespeitando as medidas cautelares, poderá ter a prisão preventiva decretada.