Liberada

Moraes revoga suspensão das redes sociais de Carla Zambelli

STF libera perfis da deputada em plataformas digitais, mas mantém multa por conteúdos ilícitos

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Carla Zambelli durante sessão do CNJ. Foto: reprodução

Moraes revoga bloqueio de Zambelli nas redes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a revogação do bloqueio de perfis, canais e contas da deputada Carla Zambelli (PL-SP) nas principais plataformas digitais, incluindo Gettr, Meta, LinkedIn, TikTok, X, Telegram e YouTube.

Segundo a decisão, “no atual momento processual não há necessidade da manutenção dos bloqueios”, exigindo apenas a exclusão das postagens ilícitas que motivaram a decisão judicial. Contudo, o ministro impôs multa diária de R$ 20 mil caso Zambelli volte a divulgar conteúdos com discursos de ódio ou ataques às instituições democráticas.


Contexto do bloqueio e depoimento

A revogação ocorre após Zambelli, presa na Itália desde julho, criticar o bloqueio durante depoimento à Câmara dos Deputados, na quarta-feira (24). Emocionada, a parlamentar afirmou: “Tirou as redes sociais do meu filho, tirou as redes sociais da minha mãe”. Ela participou por videoconferência do processo que analisa sua cassação.


Processo judicial e extradição

Zambelli foi condenada pelo STF por invasão aos sistemas do CNJ e fugiu para a Itália antes que a condenação se tornasse definitiva. Atualmente, está detida na penitenciária feminina de Rebibbia, aguardando decisão sobre extradição, enquanto enfrenta processo de perda de mandato na CCJ da Câmara.

A decisão de Moraes mantém o equilíbrio entre garantir a liberdade de expressão e coibir ataques às instituições democráticas, impondo restrições claras para impedir novos abusos.


Para continuar acompanhando as notícias e análises do Diário Carioca, siga nossas redes sociais:

Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.