Moraes revoga bloqueio de Zambelli nas redes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a revogação do bloqueio de perfis, canais e contas da deputada Carla Zambelli (PL-SP) nas principais plataformas digitais, incluindo Gettr, Meta, LinkedIn, TikTok, X, Telegram e YouTube.
Segundo a decisão, “no atual momento processual não há necessidade da manutenção dos bloqueios”, exigindo apenas a exclusão das postagens ilícitas que motivaram a decisão judicial. Contudo, o ministro impôs multa diária de R$ 20 mil caso Zambelli volte a divulgar conteúdos com discursos de ódio ou ataques às instituições democráticas.
Contexto do bloqueio e depoimento
A revogação ocorre após Zambelli, presa na Itália desde julho, criticar o bloqueio durante depoimento à Câmara dos Deputados, na quarta-feira (24). Emocionada, a parlamentar afirmou: “Tirou as redes sociais do meu filho, tirou as redes sociais da minha mãe”. Ela participou por videoconferência do processo que analisa sua cassação.
Processo judicial e extradição
Zambelli foi condenada pelo STF por invasão aos sistemas do CNJ e fugiu para a Itália antes que a condenação se tornasse definitiva. Atualmente, está detida na penitenciária feminina de Rebibbia, aguardando decisão sobre extradição, enquanto enfrenta processo de perda de mandato na CCJ da Câmara.
A decisão de Moraes mantém o equilíbrio entre garantir a liberdade de expressão e coibir ataques às instituições democráticas, impondo restrições claras para impedir novos abusos.
Para continuar acompanhando as notícias e análises do Diário Carioca, siga nossas redes sociais:

			
		
		
		
		
		
		
		
		
                               
                             
		
		
		
		
		
		
		
		