Brasília – O Partido Liberal (PL) está disposto a bloquear as votações na Câmara dos Deputados se o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), não colocar em pauta o projeto que busca anistiar os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. A legenda articula apoio de outras siglas para acelerar a tramitação.
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), pretende se reunir com Motta e outras lideranças partidárias na próxima terça-feira, 1º de abril. O objetivo é garantir que o requerimento de urgência e o mérito do projeto sejam apreciados no plenário a partir de 8 de abril.
Ver no Threads
Pressão por alianças
Sóstenes afirma que o PL conta com apoio do Republicanos, PP, União Brasil, PSD, Podemos, Novo e PSDB. Segundo ele, há negociações em curso com o Solidariedade e possíveis votos favoráveis dentro do MDB. O parlamentar calcula um apoio superior a 300 deputados.
O movimento do PL ocorre em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados no Supremo Tribunal Federal (STF). Como estratégia de pressão, a oposição anunciou a obstrução das atividades das comissões da Câmara. Entretanto, as sessões seguem sem impactos significativos.
Viagem de Hugo Motta adia decisão
O presidente da Câmara, Hugo Motta, está em viagem oficial ao Japão com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Motta deve retornar a Brasília na próxima semana, quando a pauta da anistia poderá ser retomada.
Durante sua ausência, a Câmara segue funcionando sob a liderança do vice-presidente da Casa, Altineu Côrtes (PL-RJ). As votações no plenário estão ocorrendo apenas em temas de consenso entre os parlamentares.
LEIA TAMBÉM
Entenda o caso: pressão pela anistia dos envolvidos no 8 de janeiro
- Projeto de anistia: o PL quer a votação da proposta que busca livrar de punição os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
- Ameaça de obstrução: se a pauta não avançar, o partido pretende bloquear votações na Câmara.
- Apoio político: o PL articula alianças com outras legendas para garantir a aprovação da matéria.
- Viagem de Hugo Motta: presidente da Câmara está no Japão e deve retornar para decidir sobre o tema.