terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaPT aposta em fim da escala 6×1
Pautas

PT aposta em fim da escala 6×1

O PT na Câmara dos Deputados está concentrando esforços em propostas que visam melhorar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As duas principais medidas da estratégia do partido incluem o fim da escala 6×1, que exige seis dias de trabalho para um de descanso, e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Segundo a Coluna do Estadão, essas propostas têm o objetivo de ampliar o apoio ao governo e fortalecer a base política de Lula.

Sob a liderança de Lindbergh Farias (RJ), a bancada do PT no Congresso deve acelerar a defesa dessas pautas nas próximas semanas. Embora ainda não haja confirmação do governo sobre a proposta de redução da jornada de trabalho, especialmente no comércio e parte do setor de serviços, a intenção da bancada é tornar o tema central no debate legislativo. Esse movimento surge no contexto de uma reformulação na articulação política do governo, com a nomeação de Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

Escala 4×3 e a proposta de reforma

No último dia 25, a deputada Érika Hilton (PSOL-SP) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que sugere a adoção da escala 4×3 (quatro dias de trabalho para três de descanso). O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) também apresentou um projeto semelhante. O PT considera que a reformulação da escala de trabalho trará benefícios diretos para os trabalhadores, e acredita que o apoio a essas iniciativas ajudará a aumentar a popularidade do governo.

Articulação política do governo e impacto nas eleições

A troca de Gleisi Hoffmann para a SRI é vista como um movimento estratégico do governo para fortalecer a articulação política e alinhar melhor as pautas do governo. Integrantes do PT acreditam que, com a presença de Gleisi, haverá maior coesão nas discussões e uma defesa mais eficiente das propostas. O governo, por sua vez, enfrenta desafios, como dificuldades econômicas e falta de conexão com as demandas populares, o que afetou a imagem do presidente.

Portanto, as medidas com impacto direto na vida do trabalhador, como a redução da jornada de trabalho e a isenção do IR, podem ser fundamentais para reverter a queda de popularidade e melhorar o cenário político. Além disso, essas ações podem pavimentar o caminho para a disputa presidencial de 2026.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias