terça-feira, setembro 23, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaSaiba como deve ser o julgamento de Bolsonaro e sete aliados no STF
Rito

Saiba como deve ser o julgamento de Bolsonaro e sete aliados no STF

Primeira Turma inicia sessões decisivas sobre tentativa de golpe de Estado em 2022

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta terça-feira (2), às 9h, o julgamento da trama golpista que coloca no banco dos réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete de seus principais aliados.

A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sustenta que Bolsonaro foi o chefe da organização criminosa que tentou impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de 2023.

Segundo a PGR, o ex-presidente foi o maior beneficiário da conspiração e responde por cinco crimes, cuja soma das penas pode chegar a 43 anos de prisão.

O calendário das sessões do STF

O julgamento terá cinco datas já definidas:

  • 2 de setembro (terça-feira) – 9h às 12h e 14h às 19h
  • 3 de setembro (quarta-feira) – 9h às 12h
  • 9 de setembro (terça-feira) – 9h às 12h e 14h às 19h
  • 10 de setembro (quarta-feira) – 9h às 12h
  • 12 de setembro (sexta-feira) – 9h às 12h e 14h às 19h

A expectativa é que a conclusão ocorra apenas no dia 12, quando será definida a condenação ou absolvição do grupo.

O rito da primeira sessão

A sessão foi aberta pelo presidente da turma, ministro Cristiano Zanin, que apresentou a ação penal contra os oito réus. O relator, ministro Alexandre de Moraes, fez a leitura de seu relatório, com resumo das provas e dos atos processuais.

Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, teve até duas horas para defender a condenação. Depois, coube às defesas dos réus se manifestarem, começando pela defesa do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, delator no processo. Cada advogado dispõe de até uma hora para argumentar, seguindo ordem alfabética.

A previsão é que apenas três ou quatro defesas falem nesta terça-feira. O julgamento será retomado na quarta (3).

Quem são os réus da trama golpista

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República
  • Alexandre Ramagem – deputado federal e ex-diretor da Abin
  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF
  • Augusto Heleno – ex-ministro do GSI
  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa
  • Walter Braga Netto – ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, candidato a vice em 2022
  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens da Presidência

A acusação aponta que este é o núcleo central da conspiração, responsável por estruturar a tentativa de ruptura institucional e por dar suporte aos atos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes.

Próximos passos e impacto político

Encerradas as sustentações, os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin iniciarão a votação. A decisão será por maioria simples: três votos bastam para definir a condenação. Caso os réus sejam punidos, caberá ao colegiado fixar as penas conforme a participação individual de cada acusado.

Mais do que um julgamento jurídico, o processo representa a confrontação do Brasil com sua tentativa mais grave de ruptura democrática desde 1988. A responsabilização de Jair Bolsonaro e seus generais aliados é vista como um divisor de águas na defesa do Estado Democrático de Direito.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias