stf-inicia-o-julgamento-de-mais-250-envolvidos-nos-atos-de-8/1

STF inicia o julgamento de mais 250 envolvidos nos atos de 8/1

3 de maio de 2023
by

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. É o terceiro grupo de investigados, totalizando 550 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, a favor do recebimento das denúncias, foi o primeiro a ser inserido no sistema.

O julgamento virtual começou à meia-noite e será finalizado na próxima segunda-feira (8). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Eles deverão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.

Até o momento, 300 investigados se tornaram réus pelo STF.

Conforme levantamento do STF, das 1,4 mil pessoas que permaneceram presas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) continuam no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Follow

Newsletter

Palacete da EAV no Rio de Janeiro - Renan Lima
Previous Story

David Cury inaugura “Aqui o mal ao menos de impostura prescinde” no Rio de Janeiro

Entre os dias 4 e 7 de maio, o município de Itaocara, na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, vai receber a exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”. A mostra acontece em um Tech-Truck, o caminhão interativo com uma multi-plataforma digital, que ficará estacionado na Praça Pedro Eugênio Satiro (Praça dos Quiosques), no centro da cidade. A iniciativa promete levar o público a imergir pelo ciclo da água em uma experiência única por meio da realidade virtual e diversas ferramentas artísticas e tecnológicas. Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a exposição visa despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. Os atendimentos na quinta (4) e sexta-feira (5), são exclusivos para as escolas da rede pública municipal. Já no sábado (6) e no domingo (7), a mostra estará aberta à população das 14h às 18h. A partir das 18h30, o público poderá conferir a “Mostra Cine ao Ar Livre”. A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem apoio da Águas do Rio, concessionária de água e esgoto, do Instituto AEGEA, e apoio local da Prefeitura de Itaocara e Secretarias Municipais de Educação, Turismo e Cultura. Em 2023, o projeto cultural iniciou as atividades no mês de março e já percorreu seis municípios do Estado do Rio de Janeiro. Neste mês de maio, a exposição seguirá ainda para Miracena, na Região Noroeste e, encerrando a temporada, no município de Duas Barras, na Região Serrana do Rio
Next Story

Itaocara, na Região Noroeste do Rio de Janeiro, recebe exposição interativa com realidade virtual “Olho d’água”

Latest from Política

Go toTop

Don't Miss