quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaSTF tenta intimar Bolsonaro e aliados por trama golpista

STF tenta intimar Bolsonaro e aliados por trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) tenta intimar Jair Bolsonaro (PL) e mais dois aliados no processo que investiga uma trama golpista. A Corte já localizou cinco dos oito réus do chamado Núcleo 1, denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Até agora, os oficiais de Justiça entregaram notificações a Mauro Cid, Anderson Torres, Almir Garnier, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira. A ação penal teve início após a denúncia ser aceita pela Primeira Turma do STF.

Bolsonaro ainda não foi localizado

Os oficiais não conseguiram entregar a intimação a Bolsonaro, que estava em Natal (RN) na data da tentativa. Na ocasião, ele foi internado e segue em estado de saúde delicado em uma UTI de um hospital particular em Brasília.

Além dele, também não foram encontrados o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) e o general Braga Netto, preso no Comando da 1ª Divisão de Exército, no Rio de Janeiro.

Intimações são obrigatórias nesta fase

A legislação determina que a citação dos réus seja feita presencialmente nesta etapa inicial. O Código de Processo Penal obriga que todos os acusados tenham ciência formal da ação para exercer o direito à defesa.

Após a intimação, os réus têm cinco dias para apresentar a defesa prévia. Eles também podem indicar até oito testemunhas por crime. Como são acusados de cinco crimes, cada réu pode sugerir até 40 testemunhas.

Citação por edital pode ocorrer

Caso os acusados não sejam localizados após diversas tentativas, o STF poderá optar pela citação por edital, com publicação no Diário de Justiça Eletrônico. Contudo, essa medida só será tomada se todas as alternativas forem esgotadas.

O processo seguirá mesmo se houver demora na localização dos réus, mas a intimação garante o direito constitucional à ampla defesa.


Exigência de endereço atualizado

Os réus que estão em liberdade têm a obrigação de manter seus endereços atualizados junto à Justiça.

Jair Bolsonaro, embora esteja com passaporte retido e proibido de deixar o país, pode mudar de residência dentro ou fora do Distrito Federal, desde que comunique formalmente.

Etapas seguintes do processo

Após o encerramento das intimações, o caso seguirá para a fase de instrução. Nessa etapa, os acusados apresentarão depoimentos, indicarão testemunhas e farão suas alegações de defesa à Primeira Turma do STF.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias