Vassalo

Tarcísio ignora tarifaço de Trump contra produtos brasileiros

Medida imposta pelos EUA preocupa setores da economia, mas governador de São Paulo evita comentar impacto no estado

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, usa boné vermelho com a frase “Make America Great Again”, lema de campanha de Donald Trump. Foto: Reprodução

Washington – São Paulo, 3 de abril de 2025 – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), permanece em silêncio sobre a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 10% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil para o mercado americano. Enquanto o governo federal reage e setores produtivos demonstram preocupação, Tarcísio evita declarações sobre o impacto da medida na economia paulista.

A tarifa foi anunciada na terça-feira (2), pegando indústrias e autoridades de surpresa. O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços classificaram a decisão como uma violação dos compromissos assumidos pelos EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Brasil reage, mas Tarcísio se cala

O governo brasileiro criticou a medida e destacou que, em 2024, os Estados Unidos tiveram um superávit comercial de US$ 28,6 bilhões com o Brasil, sendo este o terceiro maior saldo positivo dos EUA no mundo. A taxação impacta setores estratégicos, como agroindústria, siderurgia e manufatura, atingindo diretamente o estado de São Paulo.

Apesar dos efeitos negativos, Tarcísio não se pronunciou. O governador, conhecido por seu alinhamento com Trump, evitou comentar a tarifa. Em janeiro, ele chegou a participar de um evento usando um boné vermelho com o slogan “Make America Great Again”, lema da campanha do presidente americano.

Empresários pressionam por resposta

A nova tarifa gera incerteza entre indústrias e exportadores. Empresários cobram uma posição do governo paulista, pois muitas empresas do estado dependem do mercado americano. Segundo um representante do setor metalúrgico, “é necessário que o governador dialogue com Washington para proteger nossa economia”.

Entenda o impacto das tarifas de Trump

  • Tarifa de 10%: Afeta todas as exportações brasileiras para os EUA.
  • Setores atingidos: Agroindústria, siderurgia, química e manufatura.
  • Prejuízo para São Paulo: Estado responde por grande parte das exportações para os EUA.
  • Resposta do Brasil: Governo critica a medida e estuda ações na OMC.
  • Silêncio de Tarcísio: Governador evita se posicionar sobre os impactos no estado.
https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.