O vereador Ernane Aleixo (PL-RJ, de Bolsonaro), de São João de Meriti, foi detido nesta terça-feira (25/11/2025) durante a Operação Muro de Favores. A ação da Polícia Civil do Rio de Janeiro desvendou um esquema que, segundo as investigações, fornecia apoio político e logístico à facção criminosa do traficante evangélico Peixão, o Terceiro Comando Puro (TCP) na região.
O parlamentar, que cumpre seu quinto mandato e é filiado ao Partido Liberal (PL), o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Cláudio Castro, mantinha uma imagem pública associada a projetos comunitários e de infraestrutura. No entanto, a investigação aponta que Aleixo desempenhava um papel paralelo de sustentação ao crime organizado.
🧱 Barricadas e Troca de Favores
O inquérito, conduzido pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro, revela que o vereador fornecia materiais e suporte logístico para a construção e manutenção de barricadas erguidas pelo TCP em áreas sob seu domínio, como Vilar dos Teles, base eleitoral de Aleixo.
- A Mecânica do Esquema: Mensagens, áudios e depoimentos indicam que Aleixo negociava diretamente com integrantes do tráfico. Ele oferecia ajuda para reforçar as barreiras (feitas de entulho, ferro e concreto, que impediam o avanço das forças de segurança) em troca de apoio eleitoral e influência local.
- Crimes Investigados: Além do apoio às barricadas, a rede criminosa é ligada a tráfico de drogas, homicídios, extorsão de comerciantes e lavagem de dinheiro.
A Polícia Civil destaca que o elo político proporcionava ao TCP não apenas estabilidade territorial, mas também circulação de recursos e proteção simbólica dentro do município.
Mais Notícias
🔎 O Contexto da Operação
A “Muro de Favores” se insere no programa Barricada Zero do governo estadual, que visa desarticular as barreiras físicas dos grupos criminosos. Além do vereador Aleixo, o irmão de um traficante ligado ao TCP na Baixada Fluminense também foi preso na ação. O grupo criminoso sob investigação está envolvido em confrontos com facções rivais, especialmente nas comunidades de Trio de Ouro, Guacha e Santa Tereza, em São João de Meriti e Belford Roxo.



