terça-feira, setembro 23, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioEconomiaAgronegóciosTarifas de Trump abrem chance ao agro brasileiro

Tarifas de Trump abrem chance ao agro brasileiro

As recentes alterações tarifárias anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm gerado debates acalorados no cenário internacional. Essas medidas, que incluem a imposição de tarifas significativas sobre importações de diversos países, têm o objetivo declarado de proteger a economia doméstica norte-americana e levantam preocupações sobre possíveis repercussões globais. 

No Brasil, as tarifas têm sido vistas com preocupação, mas também como uma oportunidade. Sabrina Lawder, sócia de Tributos Internacionais e Tax Controversy da Grant Thornton Brasil, acredita que as tarifas podem forçar o Brasil a diversificar suas exportações e buscar novos mercados, “aumentando as exportações para países que têm desavenças tarifárias com os EUA, considerando especialmente a boa safra agrícola prevista”, pontua. 

Sabrina explica que as novas tarifas impostas por Donald Trump podem tornar o agronegócio dos EUA menos competitivo no cenário internacional, abrindo espaço para os produtos brasileiros. “A demanda global por alimentos continua a crescer e o Brasil é um dos maiores fornecedores globais de vários gêneros agrícolas, sendo uma oportunidade para o País consolidar sua posição como um dos líderes mundiais no agronegócio”. 

Entretanto, a sócia de tributos internacionais da Grant Thornton Brasil salienta que o aquecimento das exportações do agronegócio pode resultar em um aumento interno dos preços dos alimentos, criando desafios extras à pressão inflacionária atual. “O País precisa de estratégias eficazes para sustentar o crescimento das exportações e a participação do agronegócio no cenário internacional, ao mesmo tempo, em que precisa segurar a disparada de preços nos supermercados, fenômeno verificado desde o ano passado”. 

Na opinião de Sabrina, o agronegócio brasileiro está preparado para lidar com novos mercados e o aumento das exportações, mas não está isento de desafios para suprir a demanda. “Atualmente há grande preocupação internacional com questões relacionadas à adoção de práticas agrícolas sustentáveis, mas também existem mecanismos que atestam essa preocupação por parte das empresas, como certificações ambientais internacionais”, ressaltando a importância de projetar uma imagem positiva do agronegócio brasileiro no comércio exterior das commodities. 

Tarifas de Trump abrem chance ao agro brasileiro | Diário Carioca

Parimatch Cassino online

Relacionadas

Conab adquire 26 mil toneladas de milho para abastecimento dos estoques públicos

Cereal será destinado para o atendimento do Programa de Venda em Balcão (ProVB)

Brasil atinge recorde na colheita de grãos na safra 2024/25

Impulsionado pelo bom resultado das lavouras de soja, milho, arroz e algodão, volume colhido na atual safra é 49 milhões de toneladas superior ao ciclo 2023/24

Requerimento de Licença – Salmeron Energia Renovavel e Protecao Ao Clima Rio LTDA

Salmeron Energia solicita licença ambiental para operação de picagem de madeira reciclada em Paciência, Rio de Janeiro.

Soja em leve queda no Paraná

Grão é cotado a R$ 128,68

AI-Media Introduz LEXI Voice no NAB Show 2025 – Alcance Global com Tradução de Voz ao Vivo Baseada em IA

Líderes de transmissão estão adotando a inovadora tecnologia de tradução ao vivo, oferecendo precisão, escala e acessibilidade inigualáveis

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias