No próximo dia 30 de outubro, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) conduzirá um dia de debates sobre os riscos que as mudanças climáticas representam para o patrimônio cultural do país – e o que pode ser feito para enfrentá-las.
A Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática acompanha a programação do 2º Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, organizado pelo Ministério da Cultura (MinC), que tem abertura oficial no dia seguinte, 31/10, às 10h, no mesmo prédio.
Realizada na Sala Funarte Sidney Miller, do Palácio Capanema, a Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática conclui de forma propositiva um ciclo de diálogos que o Iphan vem promovendo sobre o tema desde 2023, em parceria com o Comitê Científico de Mudanças Climáticas e Patrimônio do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos-BR). Como resultado, o evento culminará com a apresentação de documentos que servirão de referência para iniciativas futuras, como a Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas, organizada pelo Icomos Brasil, além de duas publicações inéditas do Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Iphan e uma da Superintendência do Iphan em Goiás.
Para a organização da Jornada, o Iphan conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Centro Lúcio Costa (CLC), unidade especial do Iphan voltada para a formação de profissionais e pesquisa e difusão de ações de gestão, preservação e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Mais Notícias
Serviço
Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática
Data: 30/10
Horário: 9h
Local: Palácio Gustavo Capanema, na Sala Funarte Sidney Miller
Endereço: R. da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Inscrição: https://forms.office.com/r/pPEXMTjHnM



