Freepiik

Um estudo global da Universidade de Washington revela que quase metade das pessoas com diabetes não sabe que tem a doença, e os jovens adultos estão entre os mais subdiagnosticados. Apesar do avanço no tratamento, apenas uma em cada cinco pessoas com diabetes consegue manter o controle ideal da doença.


Diagnóstico e tratamento insuficientes

Entre 2000 e 2023, pesquisadores analisaram dados de 204 países e territórios, avaliando diagnóstico, tratamento e controle da diabetes em todas as faixas etárias. Em 2023, 44% das pessoas com 15 anos ou mais não tinham consciência da condição.

Embora 91% dos diagnosticados recebam algum tipo de tratamento, apenas 42% conseguem manter os níveis de açúcar no sangue dentro do recomendado, evidenciando falhas graves nos cuidados de saúde.


Riscos crescentes e desigualdades regionais

Os jovens adultos, embora menos diagnosticados, estão em risco elevado de complicações graves a longo prazo, incluindo doenças cardíacas, insuficiência renal e problemas neurológicos.

O estudo aponta também disparidades significativas entre regiões, com países de renda baixa e média apresentando os piores índices de diagnóstico e controle da diabetes.

Lauryn Stafford, primeira autora do estudo, alerta: “Até 2050, 1,3 bilhão de pessoas podem viver com diabetes. Se quase metade não souber da doença, teremos uma epidemia silenciosa”.


Medidas urgentes

Os pesquisadores defendem investimento em rastreio para jovens, acesso a medicamentos e ferramentas de monitoramento da glicose, especialmente em áreas mais carentes, para evitar que a condição silenciosa se torne uma crise global de saúde pública.

- Publicidade -
JR Vital - Diário Carioca
Editor
Siga:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.