Bolsonaristas apagam mais de 1.500 vídeos do YouTube após operação da PF

A estratégia de apagar vídeos é comum em momentos de operações contra investigados por ataques às instituições.

Mais de 1.500 vídeos foram apagados por canais bolsonaristas no YouTube após operação da PF. A ação foi iniciativa dos próprios canais.
Mais de 1.500 vídeos foram apagados por canais bolsonaristas no YouTube após operação da PF. A ação foi iniciativa dos próprios canais.

Mais de 1.500 vídeos foram excluídos ou tornados privados em canais bolsonaristas no YouTube nos dias após a operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro e seus aliados.

O que você precisa saber:

  • Mais de 1.500 vídeos foram apagados por canais bolsonaristas no YouTube.
  • A ação foi uma iniciativa dos próprios canais e não da plataforma.
  • A estratégia de apagar vídeos é comum em momentos de operações contra investigados por ataques às instituições.

“Limpeza” de conteúdo

A “limpeza” de conteúdo foi identificada pela empresa de análise de dados Novelo Data, que monitora perfis de extrema direita na plataforma. A ação foi uma iniciativa dos próprios canais e não foi desencadeada por intervenção do YouTube ou por decisões judiciais.

Prática comum

A estratégia de apagar vídeos é comum em momentos de operações contra investigados por supostos ataques às instituições, e também foi observada após revezes judiciais envolvendo Bolsonaro e seus aliados nos últimos meses.

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP

Canais que mais apagaram vídeos

Em julho do ano passado, por exemplo, o perfil do deputado Gustavo Gayer (PL-GO) ocultou mais de 200 vídeos após uma decisão do TSE que resultou na inelegibilidade de Bolsonaro.

Nesta última onda de remoções, os canais que mais se destacaram foram o ZangãoBlues, do jornalista Toby Cotrim, com 183 mil inscritos, e o BolsoNews B.N, com 323 mil seguidores.

Outras contas relevantes

Outra conta relevante é a Conservador e Patriota, do ex-candidato a deputado federal e pastor Alberto Jubanski (PTB-PR), que possui 163 mil inscritos.