Mundo Revolto

Califórnia é atingida por terremoto

Um tremor de 4,1 graus foi registrado na Califórnia, enquanto um terremoto de 7,6 graus causou danos no Japão

Terremoto de 4.1 graus atinge a Califórnia
Terremoto de 4.1 graus atinge a Califórnia - Foto: Reprodução

Califórnia: Terremoto de 4,1 graus é registrado no sul do estado, mas não há vítimas ou danos significativos.

Japão: Terremoto de 7,6 graus atinge a costa oeste do país, causando danos significativos e deixando pelo menos quatro mortos.

O que você precisa saber:

  • Um terremoto de 4,1 graus foi registrado no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, no sábado (29).
  • O tremor ocorreu a aproximadamente 19 quilômetros ao sul de Ranchos Palos Verdes.
  • Segundo o departamento de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS), dificilmente devem ser encontradas vítimas.
  • Enquanto isso, o Japão foi atingido por um terremoto mais intenso.
  • O tremor de magnitude 7,6 abalou a costa oeste do país e provocou um alerta de tsunami.
  • O número de mortos subiu para quatro, segundo a tevê pública japonesa NHK.
  • Há também relatos de feridos e desabamentos em cinco províncias.

Terremoto na Califórnia

O terremoto de 4,1 graus foi registrado às 12h48 (horário local) no sábado (29). O tremor ocorreu a aproximadamente 19 quilômetros ao sul de Ranchos Palos Verdes, na Califórnia.

Segundo o departamento de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi de magnitude 4,1 e teve profundidade de 14 quilômetros.

O tremor foi sentido por aproximadamente 17.621 pessoas, mas não há relatos de vítimas ou danos significativos.

Terremoto no Japão

O terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa oeste do Japão no sábado (29). O tremor ocorreu às 17h08 (horário local) e teve profundidade de 10 quilômetros.

O terremoto provocou um alerta de tsunami em várias regiões do arquipélago, mas o alerta foi posteriormente reduzido.

O número de mortos subiu para quatro, segundo a tevê pública japonesa NHK. A informação foi fornecida pela Prefeitura de Ishikawa, uma das regiões mais atingidas. Antes disso, a polícia local já havia confirmado a morte de um idoso.

Há também relatos de feridos e desabamentos em cinco províncias: Ishikawa, Niigata, Fukui, Toyama e Gifu. Infelizmente, há relatos de moradores que não conseguiram escapar e foram deixados para trás em suas casas.

Alerta de tsunami

O alerta de tsunami foi reduzido para nível 3, o que significa que há risco de ondas de até 1 metro. No entanto, o governo do Japão pediu aos moradores de áreas costeiras da região que não retornem a suas casas, já que o cenário continua perigoso.

Danos

Os terremotos provocaram cortes de energia de milhares de casas e interromperam voos e serviços ferroviários. Essa magnitude foi a maior registrada na região desde 1885.

A fornecedora de serviços públicos Hokuriku Electric Power afirmou que mais de 36 mil residências ficaram sem energia nas províncias de Ishikawa e Toyama. As operadoras de telecomunicações Softbank e KDDI também relataram interrupções nos serviços de telefone.

Brasileiros

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que, até o momento, não há registro de brasileiros afetados pelo terremoto que atingiu o oeste do Japão.

Usinas nucleares

O governo do Japão informou que nenhuma irregularidade foi detectada em usinas nucleares. De acordo com a autoridade de regulação nuclear do país, não há risco de vazamento de radioatividade das usinas.