Ciro Gomes causa polêmica ao criticar senadora Janaína Farias

Declaração do ex-governador do Ceará desencadeia troca de críticas entre PDT e PT, gerando debate sobre representatividade feminina na política

Ciro Gomes gera controvérsia ao criticar senadora Janaína Farias, desencadeando debates sobre machismo na política. Disputas internas no PT para eleições municipais em Fortaleza também aquecem. Ciro Gomes. (Foto: Reprodução)
Ciro Gomes. (Foto: Reprodução)

a

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), gerou controvérsia ao referir-se à senadora Janaína Farias como “assessora de assuntos de cama”, durante uma entrevista à rede “A Notícia do Ceará” na quinta-feira (4). A declaração desencadeou uma troca de críticas entre o PDT e o PT, com ambos emitindo notas oficiais sobre o ocorrido.

O que você precisa saber:

  • Ciro Gomes (PDT) chama a senadora Janaína Farias de “assessora de assuntos de cama”, gerando reações e debates sobre machismo na política.
  • PDT defende Ciro, destacando seu histórico de governança com participação feminina, enquanto o PT classifica as falas como machistas e repugnantes.
  • Disputa interna no PT para as eleições municipais em Fortaleza aumenta, com cinco candidatos se colocando para enfrentar o pedetista José Sarto.

Reações ao comentário de Ciro:

Após a declaração de Ciro Gomes, o presidente estadual do PT, Antônio Alves Filho, emitiu uma nota oficial classificando as falas como machistas e repugnantes. Ele destacou a importância da representatividade feminina na política e criticou a postura do ex-governador em relação às mulheres no poder.

Defesa do PDT a Ciro:

Por sua vez, o PDT saiu em defesa de Ciro Gomes, ressaltando seu histórico de governança no Ceará, onde mulheres ocuparam cargos importantes. O partido também aproveitou para alfinetar o PT, mencionando disputas internas e o tratamento dado à ex-prefeita Luizianne Lins.

Disputas internas no PT:

Enquanto a polêmica envolvendo Ciro Gomes se desenrolava, a disputa dentro do PT para as eleições municipais em Fortaleza ganhava destaque. Com cinco candidatos se colocando para enfrentar José Sarto, do PDT, a rivalidade se intensificava, especialmente entre Luizianne Lins e o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, que recentemente migrou do PDT para o PT.