Mais Custos

ICMS no Rio de Janeiro sobe para 20% a partir de março de 2024

Firjan critica aumento e diz que medida prejudica a competitividade do estado

Governador do Rio de Janeiro - Claudio Castro
Governador do Rio de Janeiro - Claudio Castro

O ICMS no Rio de Janeiro aumentou de 18% para 20%, conforme a Lei 10.253, publicada nesta quinta-feira (21).

A nova alíquota valerá para as operações realizadas a partir de 20 de março de 2024.

O que você precisa saber:

  • O ICMS no Rio de Janeiro aumentou de 18% para 20%.
  • A nova alíquota valerá para as operações realizadas a partir de 20 de março de 2024.
  • A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) criticou o aumento, por considerar que prejudica a competitividade do estado.

Detalhes:

O aumento do ICMS foi anunciado em novembro de 2023, por estados do Sudeste e do Sul, em razão da reforma tributária. A medida foi aprovada pelo Congresso Nacional e promulgada pelo presidente Jair Bolsonaro na quarta-feira (20).

No entanto, três estados – São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo – desistiram da elevação após aprovação da reforma.

A Firjan, em nota, criticou o aumento da alíquota do ICMS, porque considera que a medida, somada ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP), elevará a alíquota modal de 20% para 22%.

A entidade diz ainda que a justificativa apresentada pelos estados, no anúncio em novembro, para elevar a alíquota era que a reforma tributária “previa que a arrecadação de ICMS, medida entre 2024 e 2028, fosse relevante para a divisão do IBS (tributo que unifica e substitui o ICMS e o ISS) nos próximos 50 anos”. No entanto, conforme a Firjan, este dispositivo foi alterado e não consta no texto da reforma, promulgada pelo Congresso Nacional nessa quarta-feira.

As indústrias rejeitaram ainda a recriação da cobrança de ICMS para o setor de óleo e gás, com arrecadação estimada de R$ 600 milhões por ano, e, conforme a federação, já foi considerada inconstitucional.