Sem sensibilidade

Magno Malta, condenado por fake news e acusado de racismo, aproveita morte de Jéssica Canedo para atacar esquerda

Senador diz que esquerda quer usar tragédia para controlar a internet

Magno Malta - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Magno Malta - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Magno Malta (PL-ES) usou a trágica morte da jovem Jéssica Canedo, que cometeu suicídio após ser alvo de fake news e ódio, para atacar a esquerda.

Vale lembrar que o digníssimo senador, já foi condenado por fake news. Adriana Santana, uma das mães das vítimas da chacina do Jacarezinho, ganhou em dezembro de 2021, na Justiça um processo por danos morais contra Magno e o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM).

Adriana acionou o Judiciário após ambos publicarem em suas redes sociais imagens de uma mulher segurando um fuzil e afirmarem ser ela. Magno é um dos políticos brasileiros que colecionam acusações de fake news e mais recentemente atrelou a seu currículo uma acusação de racismo contra o jogador Vini Jr., que foi arquivada pelo  ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O que você precisa saber:

  • Magno Malta afirma que a esquerda pode usar o caso “Choquei” para “controlar a internet”.
  • O parlamentar diz que a solução é denunciar, investigar e julgar os fatos com os mecanismos que já existem.
Magno Malta
Reprodução

Em um texto bizarro, Magno Malta afirma que a tragédia deve “colocar” o país “em estado de alerta”, pois, segundo o senador, a esquerda pode usar o caso “Choquei” para “controlar a internet”.

O parlamentar, que também é pastor, refere-se ao debate em torno da regulamentação das big techs, que ocorre no mundo todo e prevê a responsabilização das empresas em casos graves, como o da jovem Jéssica Canedo.

“A situação também nos coloca em estado de alerta. Sabendo do histórico da esquerda e a atual situação do Brasil, é um momento propício para que se utilizem desta tragédia para ampliar o controle da internet. Atualmente, já existem mecanismos jurídicos que podem e tenho certeza que vão fazer com que o culpado pague. Sufocar a liberdade de expressão não é a solução”, escreve Magno Malta.

Para o senador, “a solução é denunciar, investigar e julgar os fatos com os mecanismos que já estão disponíveis em nosso ordenamento jurídico e que, quando bem utilizados, são efetivos”.