Crime

PF abre inquérito para investigar Elon Musk por obstrução à Justiça

Ministro do STF solicita investigação sobre a conduta do dono do X (ex-Twitter) em relação à desinformação e obstrução à Justiça.

Elon Musk. Foto: Jonathan Newton/The Washington Post/Getty Images
Elon Musk. Foto: Jonathan Newton/The Washington Post/Getty Images

A Polícia Federal (PF) iniciou um inquérito para apurar possíveis crimes cometidos pelo bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), incluindo “obstrução à Justiça, inclusive em organização criminosa e incitação ao crime”.

O pedido de investigação partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O que você precisa saber:

  • Polícia Federal abre inquérito para apurar a conduta de Elon Musk, dono do X, em relação à desinformação e obstrução à Justiça.
  • Ministro Alexandre de Moraes inclui o empresário no inquérito que investiga a existência de milícias digitais.

Investigação em Andamento

A PF planeja convocar representantes da rede social para prestar depoimento e esclarecer eventuais atividades ilícitas relacionadas às alegações de desinformação e obstrução à Justiça feitas por Elon Musk.

Inclusão em Inquérito Anterior

Além da investigação específica, o ministro Alexandre de Moraes incluiu o empresário no inquérito que apura a existência de milícias digitais, acusando-o de “dolosa instrumentalização criminosa” do X. Nesse contexto, o ministro proibiu a plataforma de desobedecer decisões judiciais e reativar perfis bloqueados pela Justiça.

Resposta de Elon Musk

Elon Musk respondeu às acusações, atacando o ministro e alegando censura no Brasil. Ele também ameaçou reativar perfis de usuários bloqueados pela Justiça, mesmo que isso resulte no fechamento da empresa no país e prejuízos financeiros.