Economia

Célia Jordão defende funcionamento contínuo do reparo naval em reunião com ministro Luiz Marinho

Parlamentar busca reconhecimento da atividade como essencial para garantir empregos e competitividade do setor no Brasil

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Divulgação

A deputada estadual Célia Jordão, presidente da Comissão de Indústria Naval e Offshore da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), esteve em Brasília na quarta-feira (22) para reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O encontro teve como principal pauta a inclusão da atividade de reparo naval entre as autorizadas a funcionar ininterruptamente, com o objetivo de atender demandas emergenciais do setor e ampliar a geração de empregos.

Célia Jordão defende funcionamento contínuo da atividade de reparo naval em encontro com ministro do Trabalho
Divulgação

Demandas do setor e justificativas

Representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e Transpetro também participaram do encontro, reforçando a importância da medida para a competitividade dos estaleiros brasileiros diante dos concorrentes internacionais.

Célia Jordão comparou o estaleiro de reparo a um hospital, que precisa funcionar em regime de urgência e emergência para garantir a segurança das embarcações que atuam em diferentes setores, como transporte de passageiros, cargas, apoio offshore e marinha mercante. A deputada destacou que a autorização para funcionamento contínuo contribuirá para a criação de novos postos de trabalho, aumento da arrecadação estadual e dinamização da economia marítima.

Diálogo com o Ministério do Trabalho

O ministro Luiz Marinho ressaltou a importância do diálogo entre trabalhadores e empregadores para encontrar soluções que atendam as necessidades do setor e respeitem as leis trabalhistas. “Estamos à disposição para ajudar e queremos resgatar o papel da negociação coletiva, com a participação ativa dos sindicatos de ambas as partes”, afirmou.

A reunião representa um avanço significativo nas negociações sobre a legislação e regulamentação da indústria naval, reforçando o compromisso do governo federal e do legislativo estadual com o desenvolvimento sustentável do setor naval, assim como a criação de empregos formais e qualificados.

Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.