STM abre processo para avaliar indignidade de Bolsonaro

19 de dezembro de 2025
1 min read
Jair Bolsonaro e general Augusto Heleno | Crédito: Foto: Agência Brasil Facebook
Jair Bolsonaro e general Augusto Heleno | Crédito: Foto: Agência Brasil Facebook
Atualizado em 19/12/2025 14:30

O Superior Tribunal Militar (STM) aceitou a representação que pede a declaração de indignidade e a consequente perda de patente do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros cinco militares, abrindo formalmente o processo na Justiça Militar.

A decisão foi divulgada na quinta-feira (18). O relator, o ministro José Barroso Filho, determinou que a Procuradoria-Geral de Justiça Militar seja formalmente comunicada para se manifestar sobre o pedido.

A representação foi apresentada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN). No texto, a parlamentar cita as condenações impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a Jair Bolsonaro, Almir Garnier, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Souza Braga Netto por tentativa de golpe de Estado. Todos ocupavam cargos de alta hierarquia nas Forças Armadas ou no governo federal.

Admissibilidade reconhecida

Ao analisar a admissibilidade, o relator reconheceu que, em regra, esse tipo de representação parte do Ministério Público Militar. Ainda assim, considerou legítima a iniciativa parlamentar por se tratar de tema de interesse público relevante, capaz de justificar a provocação das instâncias competentes.

“Ressalte-se que a natureza do julgamento não se destina a revisar a condenação penal que já transitou em julgado, mas tem por finalidade específica avaliar as consequências éticas e morais da conduta que determinou a condenação do oficial, à luz dos preceitos éticos e morais descritos no Estatuto dos Militares. O escopo é determinar se a natureza do crime cometido conduz ao reconhecimento da indignidade ou da incompatibilidade para com o Oficialato”, escreveu o magistrado.

Comunicações determinadas

O ministro do STF Alexandre de Moraes também determinou que a Justiça Militar e o Ministério Público Militar fossem comunicados sobre as condenações relacionadas à trama golpista.

Situação funcional

Bolsonaro é capitão da reserva do Exército. Pela Constituição, oficiais das Forças Armadas podem perder a patente em caso de condenação criminal superior a dois anos de prisão. Não há prazo definido para que o pedido de perda do oficialato seja analisado pelo STM.

Vanessa Neves

Vanessa Neves

Vanessa Neves é Jornalista, editora e analista de mídias sociais do Diário Carioca. Criadora de conteúdo, editora de imagens e editora de política.

Newsletter

About

Trees and plants within cities help mitigate air pollution by absorbing carbon dioxide and releasing oxygen. They also act as natural air filters, trapping dust and particulate matter

Authors

Newsletter

Most viewed