Espetáculo

Macumba Poética: espetáculo gratuito de teatro de rua  chega à Cinelândia

Coletivo Zona Comum de Arte Pública celebra em cena a diversidade da cultura brasileira e discute a violência do processo de colonização

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Divulgação

No dia 13 de setembro, “Macumba Poética” marcará presença na Cinelândia. Com classificação LIVRE, tradução em Libras e mediadores, o espetáculo abre os trabalhos com um cortejo pelos espaços e conta com um coletivo de 13 artistas em cena, música ao vivo e muito axé! A duração é de 60 minutos e as apresentações são gratuitas.

Trata-se de um ritual teatral público de reencantamento de praças e espaços abertos que denuncia a violência do processo de colonização e, ao mesmo tempo, celebra a diversidade dos povos e das matrizes/motrizes culturais que se cruzam para formar a riqueza poética e cultural do Brasil.

Segundo Rômulo Sá, “o espaço urbano pode ser visto como lugar da produção, da pressa ou da violência, mas também pode ser vivida como local de encontro, criação e diálogo. Nosso trabalho busca cultivar a via criativa da cidade e,  através das artes, reencantar o espaço público”, conta o ator, músico e diretor do espetáculo.

“A peça articula poeticamente a palavra Macumba como símbolo e síntese da força da cultura brasileira que se sustenta justamente no cruzamento de matrizes diversas, africanas, ameríndias e europeias – só a Macumba nos une!” Celebra, Dilma Mesquita – atriz, dramaturga e idealizadora do projeto.

Macumba Poética: espetáculo gratuito na Cinelândia!
Divulgação

O projeto é realizado com recursos do Edital Fluxos Fluminenses, integrado à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), apresentado pelo Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Serviço:

Macumba Poética

Duração: 60 minutos

Gratuita | Classificação livre | Tradução em Libras | Mediador

  • 13/09, 18h – Cinelândia (Centro)

Ficha técnica

Idealização e dramaturgia: Dilma Mesquita

Direção: Rômulo Sá

Elenco/Músicos: Angélica de Paula, Áurea Ferreira, Cleber Brown, Dilma Mesquita, Evandro Castro, Flávia Pedrosa, Gabriel Gloria, Krag (Bruno Miranda), Luís Monteiro, Nando Rodrigues, Rômulo Sá, Thalia Barbosa e Verônica Pereira

Colaboração artística: Zeca Ligiéro e Chico Rota

Direção Musical: Gabriel Gloria

Assistente de produção: Wagner José

Contrarregra: Eli de Oliveira

Cenografia: Larissa Marques

Fotografia: Clara Loureiro

Produção: Rômulo Sá Arte e Cultura

Realização: Zona Comum de Arte Pública

Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.