O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou nesta quarta-feira (22) sanções econômicas diretas contra as duas maiores companhias petrolíferas russas, Lukoil e Rosneft, marcando sua primeira ação direta contra Moscou em seu atual mandato. A medida responde à continuidade da guerra da Rússia contra a Ucrânia e visa pressionar o Kremlin a aceitar um cessar-fogo imediato.
O Departamento do Tesouro dos EUA bloqueou os ativos das empresas no território americano e proibiu quaisquer negócios com cidadãos norte-americanos. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que as sanções são uma das maiores já impostas contra a Federação Russa, ressaltando que as empresas sancionadas financiam a máquina de guerra do Kremlin.
Trump declarou que as medidas são uma questão de segurança nacional e expressou esperança de que elas não precisem se prolongar por muito tempo, incentivando aliados europeus e outros países a aderirem à iniciativa. Na mesma data, os países da União Europeia aprovaram um pacote de sanções que inclui a proibição da importação de gás natural liquefeito da Rússia.
A decisão de Trump ocorre após o cancelamento da reunião prevista com o presidente russo Vladimir Putin, com quem manteve contato telefônico na semana anterior, mas não avançou nas negociações pelo fim do conflito.


