terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaMarcos do Val pede licença do Senado para tratar saúde
Saúde...

Marcos do Val pede licença do Senado para tratar saúde

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) solicitou afastamento temporário do Senado Federal para tratamento de saúde. O pedido foi encaminhado ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), junto com laudo médico que confirma a impossibilidade de exercício das funções legislativas.

A solicitação foi considerada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como um fato novo no processo que envolve o parlamentar. Em decisão publicada nesta sexta-feira (29), Moraes revogou parte das medidas cautelares anteriormente impostas a Do Val.

Restrição flexibilizada pelo STF

Com o afastamento oficializado, Moraes determinou o desbloqueio das contas bancárias do senador, a liberação de salários e da verba de gabinete, além da retirada da tornozeleira eletrônica. Também foram suspensas as proibições de uso de redes sociais e de circulação noturna.

Segundo o ministro, a licença reduz o risco de interferência nas investigações ou de obstrução da aplicação da lei penal. O despacho citou o artigo 56, inciso II, da Constituição Federal, e o artigo 43, inciso I, do Regimento Interno do Senado.

Medidas ainda em vigor

Apesar da flexibilização, Marcos do Val segue proibido de deixar o país. Seus passaportes permanecem retidos, em cumprimento ao artigo 319 do Código de Processo Penal, que trata das condições de medidas cautelares diversas da prisão.

As alterações ocorreram após solicitação formal de Davi Alcolumbre à Advocacia-Geral do Senado, que apresentou recurso ao Supremo visando atenuar as restrições diante do afastamento temporário.

Mais um capítulo do processo

O senador estava sob monitoramento eletrônico e com recursos bloqueados desde decisão anterior do STF. O afastamento de suas funções parlamentares reconfigura agora os termos de cumprimento das restrições judiciais, em mais um desdobramento do processo que o envolve.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias