Grande Dia

STF forma maioria para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Ministros aceitam denúncia contra ex-presidente e aliados por suposta organização criminosa
26 de março de 2025
1 min de leitura
Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução Divergentes
Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução Divergentes

Brasília – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira (26) para tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados, acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino e Luiz Fux votaram a favor do recebimento da denúncia. Ainda faltam os votos de Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, mas a maioria já foi alcançada, garantindo a decisão.

Denúncia aponta tentativa de golpe

A PGR sustenta que Bolsonaro e seu grupo agiram de forma coordenada para minar o processo eleitoral e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a acusação, a estratégia envolveu a disseminação de desinformação, a pressão sobre as Forças Armadas e o incentivo a atos antidemocráticos, culminando nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Moraes aponta “organização criminosa”

Em seu voto, Alexandre de Moraes afirmou que há indícios sólidos de que o grupo atuou como uma organização criminosa. O ministro destacou evidências de que Bolsonaro teve acesso e discutiu a chamada “minuta do golpe”, um documento que previa medidas para reverter o resultado eleitoral. “Não houve um domingo no parque”, disse Moraes ao apresentar gravações dos ataques aos Três Poderes.

Quem são os acusados?

A PGR indicou oito pessoas como parte do “núcleo crucial” do suposto plano golpista:

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República
  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da Abin
  • Almir Garnier – ex-comandante da Marinha
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça
  • Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens da Presidência
  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa
  • Walter Braga Netto – ex-ministro da Casa Civil

LEIA TAMBÉM

Entenda o caso: Bolsonaro e a tentativa de golpe

  • Denúncia da PGR: Aponta que Bolsonaro e aliados agiram para desestabilizar a democracia.
  • Evidências: Gravações e documentos mostram a discussão sobre um plano para reverter o resultado eleitoral.
  • Ataques de 8 de janeiro: Ocorreram após meses de discurso questionando as eleições.
  • Votação no STF: Três ministros já votaram pelo recebimento da denúncia, garantindo a maioria.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também