Calor no Rio esquenta ainda mais e cidade entra no Nível 3

Além do calor, o clima será bastante seco, o que pode aumentar o desconforto térmico

André Luiz
3 Min Read

A cidade do Rio deu início ao Nível de Calor 3 (NC3) nesta quinta-feira (28), a partir das 12h40, com as temperaturas subindo para a faixa de 36°C a 40°C. O calor intenso deve seguir firme na cidade pelos próximos dias, sem previsão de mudanças. A cidade já tinha atingido o Nível de Calor 2 (NC2) na quarta-feira (27), às 11h20, quando as temperaturas começaram a aumentar.

O NC3 é caracterizado por um calor prolongado, e neste caso, a previsão é de que o termômetro continue nas alturas, com máximas podendo chegar até 42°C. Apesar de o calor extremo não trazer impactos diretos na rotina da cidade, o Centro de Operações do Rio (COR) está reforçando o alerta sobre o risco da exposição excessiva ao sol, que pode afetar a saúde de moradores e turistas.

A previsão para esta quinta segue de céu entre claro e parcialmente nublado, sem chuva. O vento será fraco a moderado, mas a umidade relativa do ar ficará bem baixa, entre 21% e 30% no fim da manhã e à tarde. Isso significa que, além do calor, o clima será bastante seco, o que pode aumentar o desconforto térmico.

O Nível de Calor 3 é um alerta, mas ainda não é o estágio mais crítico, que pode acontecer com o Nível de Calor 4 ou 5, quando a cidade realmente enfrenta condições extremas de calor. Por isso, é importante seguir as recomendações de proteção, como evitar a exposição solar, se hidratar constantemente e procurar sombra sempre que possível.

O Sistema Alerta Rio, responsável pelo monitoramento das condições climáticas, segue atento às mudanças e atualizará a população através dos seus canais oficiais.

Recomendações:

  • Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
  • Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
  • Utilize roupas leves e frescas;
  • Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
  • Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde.
  • A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
  • Proteja as crianças com chapéu de abas;
  • Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.

Assuntos:
Compartilhe esta notícia