Play9 domina Global Stage no primeiro dia de Rio2C

Mercado movimentou US$ 250 bilhões em 2023 e se destacou dentre os temas de criatividade e conteúdo

Redacao
Por Redacao
6 Min Read

No primeiro dia do evento na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, a Play9 ganhou destaque com seu Summit dedicado à Creator Economy, atraindo grandes nomes do setor e aprofundando discussões sobre a tríade influenciadores, conteúdo e tecnologia e como essas três áreas se interconectam e moldam o futuro da comunicação digital. De acordo com a pesquisa da Goldman Sachs Research, o mercado tem potencial de movimentar U$470 bilhões em 2027, impulsionados majoritariamente pelos investimentos em marketing de influência, que é a primeira fonte de receita dos creators globalmente. 

ESTAMOS NAS REDES

Siga no Bluesky

Siga-nos no X (antigo Twitter)

Siga-nos no Instagram

Curta no Facebook

Inscreva-se no Youtube

Participe do Canal no WhatsApp

Ao longo do dia, seis painéis temáticos ofereceram uma imersão completa nas tendências e desafios da Creator Economy. O primeiro painel, “Desvendando a tríade da Creator Economy”, contou com a presença de Gustavo Serra, CCO da Play9, Rafa Dias, Ramana Borba e Leonardo Bagarolo, que exploraram a interdependência entre influenciadores, conteúdo e tecnologia. Eles comentaram sobre a diferença entre audiência e comunidade, e como é interessante quando o digital permite que as pessoas construam relações mais próximas.
 

Em seguida, “Perspectivas Futuras: IA, Espontaneidade e Creator Economy” discutiu o impacto da inteligência artificial na autenticidade dos criadores, com insights de Pedro Loos, Tom Mendes, conselheiro da Play9, Leandro Karnal e Tainah Tavares. O painel trouxe uma abordagem aprofundada sobre o tema, com visões perspectivas diferentes a respeito do futuro da comunicação com o desenvolvimento e avanço da inteligência artificial. 

Leia Também

A parceria com o YouTube se materializou no painel “A sala de aula está diferente: a Tríade da Creator Economy na era dos Edutubers”, que trouxe Maria Rehder, Poxa Lulu, Prof Noslen, Clarissa Orberg e Rafaela Lima para debater a revolução no consumo de conhecimento através de novas abordagens educacionais. Clarissa relatou que muitas vezes nem percebemos que estamos aprendendo algo novo na plataforma, enquanto Rafaela Lima contou que leva o presencial para o online desde 2015, mesmo tempo de Professor Noslen, que acredita que o professor precisa ir aonde o estudante está.
 

No painel “Todo Creator é uma Marca”, Jooj Natu, Bomtalvão, Eliziane Berberian e Andrea Hirata, CRO da Creacontech, discutiram a trajetória dos influenciadores como marcas e suas relações com o mercado. O papo passou pela discussão de como é possível definir seu posicionamento, e se conectar com a uma comunidade engajada, e principalmente, como se comportar como marcas pode ajudar a se conectar com outras marcas já estabelecidas na Creator Economy.
 

O destaque da tarde foi o painel “PlayNest apresenta: Quando eu crescer, quero ser Creator!”, onde Gustavo Serra, CCO e sócio da mediatech, Matheus Costa, Fabão e Bruna Dias (DiasdeCacho) compartilharam experiências e falaram sobre o futuro da profissão de criador de conteúdo. Para Fabão e Bruna, os seguidores são como torcedores, tem uma consideração e torcida imensas pelo criador que acompanham. Vale destacar que, segundo The Influencer Marketing Benchmark Report 2023, da InfluencerMarketing Hub, há uma forte preferência por trabalhar com pequenos influenciadores (nano – 39% e micro – 30%) à frente de macro influenciadores (19%) e celebridades (12%). Matheus Costa pontuou também o sentimento de pertencimento e identificação que os seguidores têm ao verem seus conteúdos criados com o pai e a família, e como a criação de conteúdo transformou sua trajetória.
 

No meio da tarde, Gustavo Serra também participou doSummit Sports Innovation by COB em uma conversa sobre a Cobertura Olímpicade Paris 2024. Os executivos que participaram discutiram sobre os novos tipos de transmissão e o que o público pode esperar dos projetos de cada marca.

Encerrando o dia com chave de ouro, Fátima Bernardes, João Pedro Paes Leme e Manu Villela apresentaram o painel “Tríade em ação: A construção do novo canal da Fátima Bernardes”, revelando detalhes exclusivos sobre o novo projeto de audiência da apresentadora e seu olhar sobre a novidade. “Quando você fala ‘se inscreva no canal’ para a minha geração, todos pensam em uma ficha e não em um clique. Estou sendo dinâmica e didática, pois também me encaixo neste público”, comenta a jornalista.
 

João Pedro Paes Leme, CEO da Play9, expressou sua satisfação com o evento: “Foi incrível ver a resposta positiva do público e dos participantes. A Play9 está comprometida em liderar e inovar na Creator Economy, e eventos como o Rio2C são fundamentais para compartilhar conhecimento e fortalecer parcerias.”

Compartilhe esta notícia