Vai falar?

Zambelli prestará depoimento ao STF por invasão ao sistema do CNJ

Deputada e hacker são réus em processo envolvendo ataque ao Conselho Nacional de Justiça.

Carla Zambelli - Foto: © Lula Marques/ Agência Brasil
Carla Zambelli - Foto: © Lula Marques/ Agência Brasil

Brasília – A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deverá depor no Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (26). Zambelli e o hacker Walter Delgatti são réus em um processo que investiga a invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023. A parlamentar é acusada de ser a autora intelectual do ataque, que visava emitir um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.


Resumo da Notícia:

  • Carla Zambelli deporá ao STF na próxima quinta-feira (26) sobre sua participação em um ataque hacker ao sistema do CNJ.
  • O hacker Walter Delgatti, também réu, está preso e é réu confesso.
  • O caso envolve a tentativa de emissão de um mandato de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.
  • Testemunhas afirmaram não terem sido solicitadas a realizar pagamentos ou atividades de hackeamento para Zambelli.
  • A defesa da deputada alega que não há provas de seu envolvimento no ataque.

O que aconteceu?

Hello Bet
Hello Bet

A deputada Carla Zambelli deverá comparecer ao STF nesta quinta-feira (26) para prestar depoimento no âmbito de uma ação penal que a acusa de participação em um ataque hacker ao sistema do CNJ. O hacker Walter Delgatti, responsável por invadir o sistema, também é réu no caso.


LEIA TAMBÉM

Em maio de 2023, a Primeira Turma do STF aceitou, de forma unânime, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que apontava Zambelli como a responsável intelectual pela invasão. O ataque foi realizado com o objetivo de emitir um mandato de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

Depoimentos e Defesa

Nesta segunda-feira (23), testemunhas arroladas tanto pela PGR quanto pela defesa de Zambelli começaram a ser ouvidas. Entre elas, o ex-assessor da deputada, Jean Hernani Guimarães Vilela, negou que Zambelli tenha pedido a contratação de Delgatti para qualquer atividade de hackeamento, afirmando que não sabia de suas práticas ilegais.

O hacker Walter Delgatti deve prestar seu depoimento no mesmo dia que a deputada. Delgatti, que está detido em uma penitenciária em Araraquara (SP), confessou sua participação no crime. Enquanto isso, a defesa de Carla Zambelli argumenta que não há evidências que comprovem o envolvimento direto da parlamentar no ataque ao sistema do CNJ.


Perguntas Frequentes sobre o Caso Zambelli e Invasão ao CNJ

O que Carla Zambelli está sendo acusada de fazer?
A deputada é acusada de ser a autora intelectual do ataque hacker ao sistema do CNJ para emitir um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Quem é Walter Delgatti?
Delgatti é o hacker responsável por invadir o sistema do CNJ e é réu confesso no caso. Ele está preso em Araraquara (SP).

Quais são os crimes pelos quais Zambelli e Delgatti estão sendo julgados?
Ambos respondem pelos crimes de falsidade ideológica e invasão a dispositivo informático.

O que as testemunhas disseram?
As testemunhas ouvidas até o momento negaram qualquer solicitação de Zambelli para pagamento ou realização de atividades de hackeamento.