Bolsonaro afirma que será candidato em 2026, apesar de inelegibilidade

Ex-presidente aposta em reversão de decisão do TSE e descarta outros nomes da direita para a próxima eleição presidencial.
Jair Bolsonaro na capa de Veja (Foto: Reprodução)
Jair Bolsonaro na capa de Veja (Foto: Reprodução)
Por JR Vital JR Vital — Analista Geopolítico
JR Vital
JR Vital Analista Geopolítico
● Fato Verificado

Jornalista do Diário Carioca.

BrasíliaJair Bolsonaro declarou à revista Veja que planeja ser o candidato da direita nas eleições presidenciais de 2026, mesmo sob uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o torna inelegível até 2030.

A decisão do TSE foi motivada por acusações de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação, mas Bolsonaro aposta em uma possível anistia e não abre espaço para outras lideranças de seu campo político, como os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás) e Ratinho Júnior (Paraná).

Decisão do TSE: Por que Bolsonaro está inelegível?

Em junho de 2023, o TSE declarou Bolsonaro inelegível por oito anos, até 2030, após entender que ele utilizou sua posição para questionar o sistema eleitoral brasileiro sem fundamentos. A decisão se baseou em uma reunião realizada em julho de 2022, onde Bolsonaro, então presidente e candidato à reeleição, convocou embaixadores ao Palácio da Alvorada e fez acusações sobre a segurança das urnas eletrônicas e o processo eleitoral. A transmissão desse evento pela TV Brasil e pelas redes sociais ampliou a disseminação das alegações.

Aposta na reversão da decisão

A defesa de Bolsonaro ainda tem a opção de recorrer ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Até o momento, a inelegibilidade permanece ativa, impedindo Bolsonaro de disputar cargos públicos até 2030, o que o exclui das eleições municipais de 2024 e 2028, além das eleições gerais de 2026.

Outras lideranças da direita e a insistência de Bolsonaro

Apesar da inelegibilidade, Bolsonaro descarta abrir caminho para outros nomes de direita na disputa presidencial de 2026. Governadores como Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Ratinho Júnior aparecem entre os potenciais candidatos, mas o ex-presidente se mantém firme na ideia de liderar a candidatura do espectro conservador.

Perguntas Frequentes sobre a Inelegibilidade de Jair Bolsonaro

Por que Jair Bolsonaro foi declarado inelegível?

O TSE declarou Bolsonaro inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Ele convocou uma reunião com embaixadores em 2022, onde fez acusações sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Até quando dura a inelegibilidade de Bolsonaro?

A inelegibilidade de Bolsonaro dura até 2030, impedindo-o de disputar as eleições municipais de 2024 e 2028, além das eleições gerais de 2026.

Bolsonaro pode recorrer da decisão do TSE?

Sim, a defesa de Bolsonaro pode recorrer da decisão ao próprio TSE e ao STF.

Quem são os possíveis candidatos da direita para 2026?

Governadores como Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Ratinho Júnior são vistos como potenciais candidatos da direita em 2026.

Bolsonaro abrirá espaço para outros candidatos da direita?

Não, Bolsonaro afirmou que deseja ser o candidato da direita em 2026, apesar da inelegibilidade até 2030.

JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações, como Visto Livre Magazine, Folha do Centro, Universo Musical, Alô Rio e outros.

Don't Miss