PSOL pede fim de batalhão “Kids Pretos” após denúncia de golpe

Deputados querem extinguir grupo ligado a militares e investigar ações sigilosas

JR Vital - Diário Carioca
Por
JR Vital
JR Vital - Diário Carioca
Editor e analista geopolítico
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo...
- Editor e analista geopolítico
Militares das Forças Especiais (FE) em treinamento. Apelido “Kids pretos” é dado devido ao gorro preto. Foto: reprodução

Brasília – A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados enviará um ofício ao Ministério da Defesa solicitando a extinção do batalhão das Forças Especiais do Exército, conhecido como “Kids Pretos”.

Além disso, os parlamentares apresentarão um requerimento para obter detalhes sobre o funcionamento e as atividades desse grupo de elite, formado por militares treinados para missões sigilosas.

O que são os “Kids Pretos”?

Os “Kids Pretos” são militares formados pelo Curso de Operações Especiais do Exército Brasileiro. Eles são especializados em guerra não convencional, contraterrorismo e missões em ambientes hostis. O apelido vem do gorro preto usado durante operações.

Acusações contra o grupo

O ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, como Walter Braga Netto, são apontados em investigações como articuladores de um suposto plano golpista. De acordo com o depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, Braga Netto teria entregue dinheiro em uma sacola de vinho ao então major Rafael de Oliveira, integrante do grupo.

O valor seria usado para financiar ações de desestabilização após as eleições de 2022. Ainda segundo o relatório da PF, integrantes dos “Kids Pretos” estariam envolvidos em um plano para assassinar autoridades como o ministro do STF Alexandre de Moraes, o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

PSOL busca explicações

O PSOL prepara os textos do ofício e do requerimento para envio na próxima segunda-feira (16). O partido alega que as ações desse batalhão colocam em risco a democracia e precisam de maior transparência.

Contexto político

A prisão de Braga Netto no sábado (14) é parte das investigações sobre a tentativa de golpe após as eleições. A acusação contra o grupo militar e a elite das Forças Armadas reforça a preocupação com o uso indevido de agentes treinados para fins ilegais.

Entenda o caso: acusações contra “Kids Pretos” e Braga Netto

  • Origem do nome: Grupo elite do Exército Brasileiro apelidado por usar gorros pretos.
  • Especialização: Operações sigilosas, contraterrorismo e guerra não convencional.
  • Prisão de Braga Netto: Envolvimento em financiamento de ações golpistas, segundo a PF.
  • Denúncias: Planejamento de ataques contra Alexandre de Moraes, Lula e Geraldo Alckmin.
  • Posição do PSOL: Extinção do grupo e maior transparência nas atividades militares.
- Publicidade -
MARCADO:
JR Vital - Diário Carioca
Editor e analista geopolítico
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações, como Visto Livre Magazine, Folha do Centro, Universo Musical, Alô Rio e outros.