Analise

Relator na CCJ emite parecer favorável à indicação de Messias ao STF

Senador Weverton Rocha confirma cumprimento dos requisitos constitucionais e destaca tensão no Senado devido à resistência de Alcolumbre

JR Vital - Diário Carioca
Por
JR Vital
JR Vital - Diário Carioca
Editor e analista geopolítico
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo...
- Editor e analista geopolítico
Senador Weverton Rocha (PDT-MA).

O senador responsável pelo relatório que embasará a votação no colegiado confirmou seu parecer favorável ao advogado-geral da União, Jorge Messias. A sabatina está marcada para 10 de dezembro, antes da votação final no plenário.

O clima político no Senado segue tenso. Embora haja resistência liderada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o governo trabalha para garantir os 41 votos necessários à aprovação. Alcolumbre defende o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, aposentado em outubro.

Nos bastidores, a oposição calcula até 60 votos contrários, cenário que pode resultar em uma derrota inédita para uma indicação presidencial ao Supremo desde o século 19. Apesar disso, o presidente Lula da Silva mantém Messias como candidato e intensifica negociações para ampliar sua base no Senado.

A Constituição exige “notório saber jurídico” e “reputação ilibada” para ministros do STF. Weverton Rocha reforça que Messias atende integralmente esses critérios. O indicado tem buscado apoio direto com parlamentares, promovendo encontros para reduzir resistências.

A votação no plenário será decisiva para confirmar se o Planalto supera a articulação contrária e impõe sua escolha no Supremo.

Dados sobre a indicação e votação

ItemInformação
IndicadoJorge Messias
Cargo anteriorAdvogado-geral da União
Comissão responsávelCCJ (Comissão de Constituição e Justiça)
RelatorSenador Weverton Rocha (PDT-MA)
Sabatina10 de dezembro de 2025
Votos necessários no Senado41
Opositor chaveDavi Alcolumbre (União Brasil-AP)
Nome alternativoRodrigo Pacheco (PSD-MG)
- Publicidade -
JR Vital - Diário Carioca
Editor e analista geopolítico
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações, como Visto Livre Magazine, Folha do Centro, Universo Musical, Alô Rio e outros.