Imprensa Internacional prevê Bolsonaro preso e no ostracismo político

Ex-presidente vira réu e imprensa global destaca julgamento
26 de março de 2025
Leia em 2 mins
Ex-presidente concedeu entrevista coletiva após decisão do STF de declará-lo réu por tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados - Lula Marques/Agência Brasil
Ex-presidente concedeu entrevista coletiva após decisão do STF de declará-lo réu por tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados - Lula Marques/Agência Brasil

Brasília – A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro teve grande repercussão na imprensa internacional. Veículos como The New York Times, The Guardian e El País destacaram a gravidade do caso e a possibilidade de uma condenação histórica por tentativa de golpe de Estado no Brasil.

O The New York Times enfatizou que a decisão representa “um esforço significativo para responsabilizar Bolsonaro pela tentativa de desmantelar a democracia brasileira”. O jornal destacou que as investigações revelaram o quão próximo o país esteve de retornar a uma ditadura militar.

O The Washington Post apontou que a pena por golpe de Estado pode chegar a 12 anos de prisão, podendo ser ainda maior devido às outras acusações que pesam contra o ex-presidente. “A sentença pode resultar em décadas atrás das grades”, ressaltou o jornal.

Repercussão na imprensa europeia

O britânico The Guardian afirmou que a decisão do STF coloca Bolsonaro “perto do esquecimento político” e pode levá-lo a uma condenação superior a 40 anos. A emissora BBC relembrou que o ex-presidente pretendia concorrer novamente em 2026, mas a decisão do tribunal impõe “um obstáculo significativo” para essa possibilidade.

Já o espanhol El País classificou o julgamento como “o mais importante dos últimos anos”. Segundo o jornal, a Suprema Corte busca finalizar o caso antes da campanha para a eleição presidencial de 2026.

A agência francesa AFP destacou que Bolsonaro já enfrentava dúvidas sobre seu futuro político antes da decisão. “Uma condenação forçaria a direita a encontrar um novo candidato”, afirmou a publicação.

Impacto na América Latina

O argentino La Nacion classificou a decisão do STF como “histórica”, pois será a primeira vez que envolvidos em um golpe de Estado são julgados por esse crime no Brasil. A matéria também ressaltou que Bolsonaro enfrenta várias investigações, incluindo sua tentativa de reverter a inelegibilidade imposta pelo TSE.

“Apelidado de ‘Trump dos trópicos’, Bolsonaro tem sido alvo de diversas investigações desde seu turbulento governo”, pontuou o jornal.


LEIA TAMBÉM

Entenda o caso: julgamento de Bolsonaro no STF

  • O STF aceitou a denúncia contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
  • A pena para esse crime pode chegar a 12 anos de prisão, podendo aumentar com outras acusações.
  • A imprensa internacional destaca a gravidade do caso e compara o julgamento a situações similares em outros países.
  • O futuro político de Bolsonaro está ameaçado, pois sua inelegibilidade foi reforçada.
  • A decisão do STF pode impactar a direita brasileira, que precisará buscar um novo líder.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também