Neste domingo (30), cerca de 150 participantes do GT de Turismo do G20, de mais de 30 países, tiveram a chance de participar de uma imersão no Carnaval, em pleno inverno. Nem a chuva fraca impediu os visitantes de caírem no samba em um mini desfile da Viradouro, campeã do carnaval 2024.
O que você precisa saber:
- Evento: Imersão no Carnaval do Rio para delegação do G20.
- Local: Rio de Janeiro.
- Participantes: Cerca de 150 pessoas de mais de 30 países.
- Organização: Prefeitura do Rio e Riotur.
- Atividades: Mini desfile da Viradouro e visita à Cidade do Samba.
Os participantes foram convidados a descer para a pista, onde acompanharam um minidesfile com passistas, bateria, mestre sala e porta-bandeira, e até a cobra que encantou a comissão de frente da escola na conquista do título. Para completar, a interpretação do mestre Vander Pires.
A ação, organizada pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, faz parte de uma série de atividades que serão realizadas ao longo dos encontros preparatórios para a Reunião de Cúpula, em setembro. Também participaram do evento a Secretária Executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, e a Secretária Municipal de Turismo, Maia.
Para o presidente da Riotur, Patrick Corrêa, o evento foi mais do que compartilhar a cultura carioca, foi uma oportunidade singular de mostrar aos integrantes das delegações a grandiosidade do carnaval do Rio de Janeiro.
“O carnaval está no DNA do nosso povo, é uma alegria que se espalha por todos os cantos da cidade. Arrastando e encantado foliões, seja no carnaval de rua, na Marquês de Sapucaí, ou na Intendente Magalhães, a indústria do carnaval gera empregos e movimenta a economia”, ressalta o presidente sobre a importância do carnaval para a cidade.
A maioria dos participantes está no Rio pela primeira vez. Esse é o caso de Muma Almzeouei, dos Emirados Árabes Unidos, que disse ter se emocionado ao conhecer o Sambódromo.
“É indescritível a sensação de estar aqui. Estou me sentindo extremante acolhida e fascinada pela alegria e receptividade do povo carioca. Já estive em diversos lugares do mundo, e nunca vivi uma experiência como essa”, descreve Muma.
A integrante da delegação de Portugal, Rita Roque, teve a oportunidade de experimentar, pela primeira vez, um dos símbolos da cultura carioca: biscoito de polvilho e mate. E destaca: “É fascinante estar aqui, conhecendo os detalhes do maior espetáculo da Terra, o Carnaval que eu só assisto pela televisão. Estou realizando um sonho!”
LEIA TAMBÉM
- Casos de dengue caem 80% no DF em 2021
- Tour de France 2023 começará na Espanha
- Chuvas fortes matam quatro pessoas no Rio de Janeiro
- Grupo de trabalho da reforma tributária espera aprovar PEC até junho
- Governo cria grupo para acompanhar ações ambientais em terra Yanomami
Mais Carnaval na Cidade do Samba
A festa continuou na Cidade do Samba, com uma visita guiada ao barracão da Viradouro, onde os participantes puderam conferir de perto o processo de confecção das fantasias e carros alegóricos. O encontro terminou com muita música e feijoada.
O GT de Turismo termina nesta segunda-feira, 1º de julho. Um dos destaques da pauta do grupo de trabalho é discutir ideias de como prover turismo com sustentabilidade