Romário recebe a Medalha Tiradentes, a maior honraria da Alerj

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

Senador reeleito com mais de 2,3 milhões de votos, Romário (PL) recebeu a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na tarde desta segunda-feira (31/10). A medalha ao tetracampeão mundial pela seleção brasileira é a maior honraria concedida pelo Legislativo fluminense e foi entregue pelo deputado Renato Zaca (PL), que propôs a homenagem por meio do projeto de resolução 1268/2022.

“É motivo de orgulho entregar esta medalha a um homem trabalhador, que nasceu em favela, se superou, se tornou um dos melhores jogadores do mundo e passou a ajudar as pessoas ao se dedicar à política. Por sua luta incansável pelo país inteiro no Senado, e pelo seu coração, Romário merece essa homenagem. Ele já ganhou muitos campeonatos mundiais, mas faltava a Medalha Tiradentes”, afirmou Renato Zaca.

O governador Cláudio Castro (PL) também lembrou a origem humilde do senador, que nasceu no Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, e enalteceu a motivação de Romário para se tornar político.

“Romário não entrou para a vida pública por precisar de emprego. O nascimento de sua filha Ivy (que tem síndrome de Down) mudou sua forma de enxergar a vida. Só pais especiais têm filhos especiais. Ele se tornou mais do que um ex-jogador e um embaixador, virou referência para este estado por se dedicar tanto a cuidar dos mais pobres e de quem mais precisa. Que essa comenda seja combustível para o novo mandato”, destacou Castro.

O homenageado enalteceu a honraria e reforçou o compromisso com a população. “Depois do nascimento da minha filha vi que tinha uma responsabilidade maior. Podem ter certeza que vou buscar fazer um novo mandato ainda melhor. Vocês vão ver um Romário mais combativo, mais fiscalizador e mais político, no sentido de fazer o que trará diferença para todos os cidadãos. Obrigada pela homenagem, vai ficar marcada para o resto da minha vida”, agradeceu Romário. 

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-governador eleito, Thiago Pampolha (União), e os deputados Gustavo Tutuca (PP), Márcio Canella (União) e Alexandre Knoploch (PSC), além do vereador Chagas Bolas. 

Trajetória política

Romário de Souza Faria nasceu no Rio de Janeiro e tem 56 anos. Considerado um dos maiores jogadores do futebol brasileiro e com grande destaque mundial, deu início à carreira política em 2010, aos 49 anos, quando foi eleito deputado federal pelo PSB.

Em 2014, filiado ao Podemos, Romário se candidatou a uma vaga no Senado Federal e se tornou o senador do Rio de Janeiro com a maior votação da história: 4,6 milhões de votos. No primeiro mandato no Senado, dedicou-se a pautas ligadas ao esporte e defesa das pessoas com deficiência. 

Neste ano, foi relator do PL 2.033/2022, que acaba com a limitação de procedimentos a serem cobertos pelos planos de saúde. O texto foi sancionado em setembro como Lei 14.454, de 2022.

Em 2018, Romário foi candidato ao governo do Rio de Janeiro, mas não se elegeu. Já foi filiado ao PP (2001-2009), PSB (2009-2017), Podemos (2017-2021). Está no PL desde 2021

Compartilhe esta notícia