O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou no mês passado para o ministro das Finanças da Noruega, Jens Stoltenberg, a fim de discutir uma possível indicação ao Prêmio Nobel da Paz, segundo revelou o jornal norueguês Dagens Næringsliv.
A abordagem, descrita como inesperada, ocorreu enquanto Stoltenberg caminhava por uma rua de Oslo.
De acordo com a publicação, além de tratar do Nobel, Trump também abordou tarifas comerciais. Não foi a primeira vez que o líder norte-americano levou o tema a Stoltenberg, ex-secretário-geral da Otan.
Conversa com tom econômico e político
Em nota enviada à agência Reuters, Stoltenberg afirmou que a conversa concentrou-se em tarifas e cooperação econômica, antes de uma ligação subsequente de Trump ao primeiro-ministro Jonas Støre. Segundo o ministro, participaram da chamada o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer.
O Comitê Norueguês do Nobel, composto por cinco membros indicados pelo Parlamento, avalia centenas de candidaturas anualmente e anuncia os vencedores em outubro, seguindo as regras estabelecidas por Alfred Nobel.
Histórico de insatisfação com o prêmio
Trump, que já manifestou publicamente frustração por não ter recebido o Nobel, insiste que realizações diplomáticas suas foram ignoradas. Em junho, no Truth Social, escreveu: “Não, eu não vou ganhar um Prêmio Nobel da Paz, não importa o que eu faça, seja Rússia/Ucrânia ou Israel/Irã, quaisquer que sejam os resultados. Mas o povo sabe, e isso é o que importa para mim”.
A honraria já foi concedida a quatro ex-presidentes norte-americanos, incluindo Barack Obama, o que alimenta comparações e críticas do republicano à premiação.

