Vladimir Putin diz que Ucrânia se tornou um instrumento da política externa americana

O presidente Russo Vladimir Putin participou de uma ampla Reunião com os chefes das agências de segurança e serviços especiais dos países da CEI.

O presidente Russo Vladimir Putin participou de uma ampla Reunião com os chefes das agências de segurança e serviços especiais dos países da CEI.

Putin fez um longo discurso, que o Diário Carioca traz na integra para você.

Discurso de abertura em uma reunião com os chefes das agências de segurança e serviços especiais dos países da CEI

Observações introdutórias do Presidente da Rússia em uma reunião com os chefes das agências de segurança e serviços especiais dos países da CEI

Vladimir Putin: Caro Alexander Vasilievich [Bortnikov],

(Nota DefesaNet – Diretor do Serviço Federal de Segurança – Russian Federal Security Service (FSB) desde 2008) 

Caros colegas!

Boa tarde!

Dou-lhe as boas-vindas a Moscou na reunião ordinária do Conselho de Chefes de Agências de Segurança e Serviços de Inteligência dos países da CEI.

Permitam-me observar imediatamente que nos últimos anos o Conselho se estabeleceu como uma plataforma altamente requisitada para discutir uma ampla gama de questões profissionais, para desenvolver decisões estratégicas relacionadas à proteção de nossos Estados e de toda a Commonwealth de ameaças internas e externas.

Hoje seu trabalho conjunto é especialmente significativo. O potencial de conflito no mundo como um todo, bem como em nível regional, continua muito alto. Novos riscos e desafios para a segurança coletiva estão surgindo.

Em primeiro lugar, isso é consequência de um acentuado agravamento do confronto geopolítico global. Literalmente diante de nossos olhos, o mundo está mudando e de fato se tornando multipolar. No entanto, alguns participantes da comunicação internacional estão tentando a todo custo manter sua hegemonia instável, usando uma ampla gama de métodos e meios políticos, militares, econômicos, informacionais e outros – desde quebrar os mecanismos legais de estabilidade estratégica até impor sanções unilaterais contra aqueles que discordam de suas políticas.

Eles não evitam nem mesmo a sabotagem direta. Refiro-me à organização de explosões nos gasodutos internacionais do Nord Stream. Na verdade, estamos a falar da destruição da infra-estrutura energética pan-europeia. E isso é feito apesar do fato de que tais métodos, por assim dizer, causam enormes danos à economia europeia, pioram significativamente as condições de vida de milhões de pessoas. E, de fato, eles ficam calados sobre quem fez isso, quem está interessado nisso.

As táticas de chantagem, pressão, intimidação são usadas há muito tempo por alguns países em quase todo o espaço da Commonwealth. Assim, as tentativas de implementar os cenários de “revoluções coloridas” não param, o mapa do nacionalismo e do extremismo é usado ativamente, conflitos armados são acesos que ameaçam diretamente a segurança de todos os membros da CEI.

O que eles conseguem – aqueles que fazem isso – vemos no exemplo da Ucrânia, que se tornou um instrumento da política externa americana. Na verdade, o país perdeu sua soberania e é controlado diretamente pelos Estados Unidos, que o usa como aríete contra a Rússia, contra nosso Estado da União com a República da Bielorrússia e contra o CSTO e a CEI como um todo.

Ao mesmo tempo, a verdadeira atitude dos Estados em relação aos seus satélites é claramente visível. Quase imediatamente, o território ucraniano foi transformado em campo de testes para experimentos biológicos militares, e agora está sendo bombardeado com armas, incluindo armas pesadas, e as declarações do regime de Kyiv sobre o desejo de adquirir armas nucleares são ignoradas. Afinal, foi dito publicamente pelas autoridades de Kyiv sobre isso – não, todo mundo está calado. Também há planos de usar a chamada bomba suja para provocações.

Falando sobre as ameaças no espaço da Commonwealth, observarei que o nível de perigo representado pelo ISIS, Al-Qaeda e outros grupos terroristas não está diminuindo. Eles estão tentando se infiltrar nos países da CEI, formar células conspiratórias, e a concentração de grupos militantes no Afeganistão, especialmente perto das fronteiras com as repúblicas da Ásia Central, é claro, traz um risco potencial de invasão nessa região.

Obviamente, nem a Commonwealth como um todo, nem nossos países individualmente enfrentaram ameaças tão complexas. E nossa tarefa comum é proteger nossos povos deles tanto quanto possível, fortalecer a estabilidade e a paz no espaço da CEI, continuar o desenvolvimento desses processos de integração mutuamente benéficos que nas últimas décadas se tornaram um exemplo de verdadeiras relações de parceria.

Hoje é importante mobilizar todas as forças e meios que lhe foram confiados para resolver estes problemas. E, claro, aproveitar ao máximo a experiência e os contactos acumulados, que – como vimos repetidamente – aumentam significativamente o potencial e a eficiência de cada serviço.

Vladimir Putin e o Diretor do Serviço de Segurança Federal Alexander Bortnikov.Foto Kremlin
Vladimir Putin e o Diretor do Serviço de Segurança Federal Alexander Bortnikov.Foto Kremlin

Uma das prioridades é combater conjuntamente as tentativas de interferência nos assuntos internos dos países da Commonwealth. Nós sabemos com você o que é. Para fazer isso – para combater isso – é necessário abrir e interromper mais ativamente o trabalho dos serviços de inteligência estrangeiros, visando desestabilizar a situação em cada estado individual – um membro da CEI.

É importante continuar a luta sistêmica coordenada contra o terrorismo. Recentemente, tem havido uma tendência positiva neste sentido. Assim, o número de crimes terroristas, incluindo ataques terroristas, diminuiu em quase todos os países da Commonwealth.

É necessário desenvolver ainda mais a cooperação no domínio do combate ao terrorismo. Em particular, continuar o intercâmbio de informações sobre os envolvidos ou suspeitos de atividades terroristas e extremistas, concentrar esforços na identificação e bloqueio dos canais de penetração de terroristas sob o pretexto de fluxos migratórios, incluindo a disseminação de mercenários estrangeiros com experiência de combate , o que representa uma séria ameaça.

Sérios desafios são colocados pelo mercado negro de armas na Ucrânia. Grupos criminosos transfronteiriços estão ativamente envolvidos em seu contrabando para outras regiões. Não se trata apenas de armas pequenas. Ainda há riscos de armas mais poderosas caírem nas mãos de criminosos, incluindo sistemas de defesa aérea portáteis e armas de alta precisão.

Mais longe. [O ataque] na ponte da Crimeia, tentativas de sabotagem na usina nuclear de Kursk, pelo menos em torno da usina nuclear, essa sabotagem já foi cometida e muitos outros incidentes mostram que medidas de segurança reforçadas devem ser tomadas em relação ao transporte crítico e infraestrutura energética. São estas instalações, bem como os locais de permanência em massa dos cidadãos, que devem ser protegidos tanto quanto possível.

Como antes, tarefas como combater o cibercrime e o tráfico de drogas, liquidar comunidades criminosas transfronteiriças e, é claro, desenvolver a cooperação na proteção das fronteiras dos Estados continuam relevantes.

Estou certo de que a reunião de hoje servirá à causa comum de fortalecer a segurança de nossos países e a Commonwealth como um todo, é claro, aumentará a eficácia das ações conjuntas de serviços especiais para neutralizar ameaças comuns.

Caros colegas, amigos, desejo-lhe sucesso – sucesso em seu trabalho muito necessário e requisitado, trabalho difícil, mas muito necessário.

Obrigado pela sua atenção. Obrigado