Entenda PL do marco temporal de terras indígenas aprovado pela Câmara

Por ● Fato Verificado JR Vital — Analista Geopolítico Leia também Lula é convidado para desfilar no Carnaval do Rio de Janeiro Após ataque de Flávio, Lula evoca o Holocausto e associa bolsonarismo à retórica do ódio JR Vital Analista Geopolítico Jornalista do Diário Carioca. 𝕏 in Publicado em 31/05/2023 · Atualizado em 28/01/2026 A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (30) o texto-base do Projeto de Lei 490/07, que trata do marco temporal para demarcação de terras indígenas. Foram 283 votos a favor e 155, contra.  Desta forma, os povos indígenas e tradicionais terão direito somente às
Por

● Fato Verificado


JR Vital
JR Vital

— Analista Geopolítico

JR Vital

JR Vital
Analista Geopolítico

Jornalista do Diário Carioca.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (30) o texto-base do Projeto de Lei 490/07, que trata do marco temporal para demarcação de terras indígenas. Foram 283 votos a favor e 155, contra. 

Desta forma, os povos indígenas e tradicionais terão direito somente às terras que ocuparam até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

O texto passa agora pela análise do Senado, que pode manter o marco temporal ou não. Além disso, no dia 7 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma julgamento que avalia a legalidade da tese do marco temporal, ou seja se a data de promulgação da Constituição pode ser usada como parâmetro para definir as demarcações de terras dos povos tradicionais.

O projeto de lei, aprovado pelos deputados federais, traz ainda outras normas.

Don't Miss