Atenção Redobrada

Lula alerta sobre riscos de “um aloprado” voltar ao poder

Presidente destaca a importância da educação e critica possibilidade de retrocesso
04/02/2025 - Presidente Lula discursa na abertura do encontro nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar - Pnae, em Brasília-DF (Foto: Ângelo Miguel/MEC)
04/02/2025 - Presidente Lula discursa na abertura do encontro nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar - Pnae, em Brasília-DF (Foto: Ângelo Miguel/MEC)
Por JR Vital JR Vital — Analista Geopolítico
JR Vital
JR Vital Analista Geopolítico
● Fato Verificado

Jornalista do Diário Carioca.

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou nesta terça-feira (4) sobre os riscos de um eventual retrocesso caso um “aloprado” retorne ao poder em 2026. Durante a abertura do 6º Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ele enfatizou que a educação precisa de investimentos constantes para avançar. Embora não tenha mencionado nomes, no passado, Lula já usou o termo para se referir ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O presidente destacou que “construir leva décadas, mas destruir é rápido”. A declaração acontece em um momento de indefinição na extrema direita, que ainda busca um candidato viável para as próximas eleições.

Disputa na extrema direita

O futuro da candidatura presidencial na direita segue incerto. Com Jair Bolsonaro inelegível, nomes como Tarcísio de Freitas e o cantor Gusttavo Lima surgem em pesquisas como possíveis opções. O campo conservador busca um nome forte para manter sua influência política.

Investimentos na educação

Lula aproveitou o evento para reforçar a necessidade de mais recursos para a educação pública. Ele ressaltou que o setor depende do comprometimento do governo e da valorização dos professores. “Nossa dívida histórica com a educação é impagável”, afirmou.

O governo também anunciou mudanças no cardápio das escolas públicas. O Ministério da Educação planeja reduzir o limite de alimentos ultraprocessados de 20% para 15% nas refeições escolares até 2026, buscando oferecer opções mais saudáveis para os alunos. “A comida tem que ser saudável e gostosa”, destacou Lula.

Entenda o contexto da declaração de Lula

  • Termo “aloprado”: Lula já usou a expressão para se referir a Jair Bolsonaro em outras ocasiões.
  • Eleições de 2026: Com Bolsonaro inelegível, a direita busca um nome forte.
  • Educação: O governo defende mais investimentos e qualidade na alimentação escolar.
  • Pnae: O programa visa melhorar a nutrição dos alunos da rede pública.
JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações, como Visto Livre Magazine, Folha do Centro, Universo Musical, Alô Rio e outros.

Don't Miss