Pesquisa

Datafolha crava: 66% dos brasileiros acham que Lula tentará reeleição em 2026

Maioria dos eleitores aposta que Lula será candidato, mas 57% não querem reeleição, aponta Datafolha
Lula - Foto: Ricardo Stuckert
Lula - Foto: Ricardo Stuckert
Por JR Vital JR Vital — Analista Geopolítico
JR Vital
JR Vital Analista Geopolítico
● Fato Verificado

Jornalista do Diário Carioca.

RIO DE JANEIRO — 14 de junho de 2025 — Uma pesquisa recém-divulgada pelo Datafolha revela que 66% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será candidato à reeleição em 2026. Entre os entrevistados, 42% têm certeza disso, enquanto 24% consideram uma possibilidade real. O levantamento mostra um crescimento de 4 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, feita em abril.

Por outro lado, a parcela da população que não acredita numa nova candidatura de Lula caiu de 34% para 28%, indicando que a percepção sobre sua participação no próximo pleito vem se consolidando.

O dado reflete não apenas o protagonismo do presidente na cena política, mas também a fragilidade da direita brasileira, que ainda tateia na busca por um nome competitivo. Hoje, os possíveis adversários ventilados no campo conservador são Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os filhos do ex-presidente, Flávio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro.

Mesmo inelegível até 2030, Jair Bolsonaro segue mantendo sua base mobilizada com discursos que flertam com a ideia de uma candidatura, numa estratégia que muitos analistas veem como cortina de fumaça para manter seu capital político e pressionar o sistema judiciário.

Apesar da expectativa generalizada sobre uma nova disputa presidencial, os brasileiros estão divididos. Segundo o Datafolha, 57% acham que Lula não deveria buscar a reeleição, enquanto 41% defendem que ele siga na corrida presidencial.

Entre os eleitores bolsonaristas, o discurso é contraditório. 67% afirmam que Bolsonaro também não deveria disputar novamente, embora 29% ainda apoiem a ideia, mesmo diante da inelegibilidade.

O levantamento do Datafolha foi realizado nos dias 10 e 11 de junho, com 2.004 entrevistados em 136 cidades brasileiras. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa acende um alerta tanto no Planalto quanto na oposição. Enquanto Lula consolida sua imagem como figura central da esquerda, o campo conservador patina na formação de uma candidatura viável — situação que pode abrir espaço para novas lideranças ou aprofundar a crise interna da direita.

Além disso, o dado de que mais da metade da população rejeita a ideia de reeleição coloca pressão sobre o governo, que terá que equilibrar entregas concretas, redução das tensões políticas e fortalecimento de sua base social até o início de 2026.

O Diário Carioca destaca que, nos bastidores, aliados de Lula indicam que o presidente ainda não bateu o martelo sobre sua candidatura, embora sinalize que só abriria mão se surgisse um nome capaz de unir a esquerda e enfrentar a extrema direita com chances reais de vitória.

O Carioca Esclarece

A Constituição permite a reeleição para um único mandato consecutivo no Brasil. Lula, atualmente no terceiro mandato não consecutivo, está apto legalmente a disputar novamente em 2026.


Entenda o Caso

Lula pode ser candidato em 2026?
Sim. A Constituição permite a reeleição para presidentes que não cumpriram dois mandatos consecutivos. Lula está no terceiro mandato, porém não consecutivo, portanto pode se candidatar.

Por que a direita não tem um candidato forte para 2026?
Desde a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, a direita enfrenta dificuldades para construir uma candidatura competitiva e unificada. Nomes como Tarcísio, Michelle e os filhos de Bolsonaro são especulados, mas ainda não consolidaram apoio amplo.

O que acontece se Bolsonaro insistir em se candidatar?
Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso insista, sua candidatura seria impugnada, mas o movimento serve para manter sua base mobilizada e pressionar o sistema político.

JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações, como Visto Livre Magazine, Folha do Centro, Universo Musical, Alô Rio e outros.

Don't Miss