Alucinação Coletiva

Além de Hélio Negão, bolsonarista Coronel Chrisóstomo também está com barraca armada em frente ao STF

Deputado bolsonarista se une ao acampamento simbólico iniciado por Hélio Lopes contra decisões da Suprema Corte; protesto ocorre após tornozeleira imposta a Bolsonaro
Coronel Chrisóstomo - Imagem: reprodução
Coronel Chrisóstomo - Imagem: reprodução
Por JR Vital JR Vital — Analista Geopolítico
JR Vital
JR Vital Analista Geopolítico
● Fato Verificado

Jornalista do Diário Carioca.

Brasília, 25 de julho de 2025 – O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) montou nesta sexta-feira uma barraca improvisada em frente ao Supremo Tribunal Federal, aderindo ao protesto encabeçado por Hélio Lopes (PL-RJ).

A ação tenta demonstrar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e protestar contra decisões da Corte, incluindo a imposição de tornozeleira eletrônica ao ex-mandatário.

Nova ofensiva bolsonarista usa cenário simbólico para tensionar STF

O movimento, que se iniciou no início da semana com a instalação solitária de Hélio Negão, agora ganha ares de miniacampamento com a chegada de Chrisóstomo. “Não tem nenhum problema. Ninguém pode nos impedir. É o desejo do parlamentar representante do povo brasileiro”, declarou o deputado, que diz permanecer ao lado do colega em protesto pacífico.

Com barracas simples e faixas improvisadas, os dois parlamentares bolsonaristas tentam criar um ambiente de resistência simbólica à frente da sede do STF, em um ato que remete a retóricas da extrema direita sobre “perseguição política” e “defesa da liberdade”.

Jejum de palavras e reação à tornozeleira de Bolsonaro

O protesto ganhou força após o Supremo Tribunal Federal determinar o uso de tornozeleira eletrônica por Jair Bolsonaro, no bojo das investigações sobre as tentativas de golpe de Estado. Desde então, aliados têm intensificado discursos de ruptura, tentando mobilizar apoiadores com gestos performáticos.

Hélio Lopes apareceu nas redes sociais com a boca tapada por esparadrapo, alegando estar em “jejum de palavras” e classificando as decisões do STF como “perseguição brutal”. A ação é vista como tentativa de galvanizar as bases bolsonaristas mesmo diante do enfraquecimento institucional do ex-presidente.

PL articula anistia e reforça presença no protesto

O deputado Chrisóstomo também defendeu a tramitação urgente do projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, que tramita na Câmara com apoio da bancada bolsonarista. O líder do PL na Casa, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), declarou que deve antecipar sua volta a Brasília para acompanhar o caso de perto.

A adesão de Chrisóstomo ao protesto parece ter efeito coordenado, ainda que discreto, dentro da estratégia do PL de manter o STF sob tensão constante, especialmente diante do avanço das investigações que envolvem Jair Bolsonaro e outros expoentes do bolsonarismo.

Quadro de Perguntas e Respostas

Quem é Coronel Chrisóstomo?
Deputado federal pelo PL de Rondônia, militar da reserva e figura fiel ao bolsonarismo no Congresso.

Por que ele armou uma barraca em frente ao STF?
Em adesão ao protesto de Hélio Negão, contra decisões do Supremo, especialmente a tornozeleira imposta a Bolsonaro.

Esse protesto é legal?
Não há impedimento legal direto, desde que não haja bloqueio de vias ou descumprimento de normas de segurança pública. Mas é visto como gesto político provocador.

O PL está envolvido no protesto?
Embora o protesto seja individual, o partido tem dado apoio indireto. O líder da legenda na Câmara, Sóstenes Cavalcante, disse que acompanhará os desdobramentos de perto.

Qual o objetivo do grupo?
Além de criticar o STF, defendem a aprovação de um projeto de anistia para os participantes dos atos de 8 de janeiro.

Recomendadas