Afago Carioca

Hugo Motta é vaiado no Rio de Janeiro e socorrido por Lula

A cerimônia contou com docentes da rede municipal e universidades públicas
Hugo Motta e Lula em evento nesta quarta-feira. Foto: reprodução
Hugo Motta e Lula em evento nesta quarta-feira. Foto: reprodução
Por JR Vital JR Vital — Analista Geopolítico
JR Vital
JR Vital Analista Geopolítico
● Fato Verificado

Jornalista do Diário Carioca.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi vaiado nesta quarta-feira (15) durante o evento oficial em homenagem ao Dia dos Professores, realizado no Rio de Janeiro com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cerimônia contou com docentes da rede municipal e universidades públicas. Ao iniciar seu discurso, Motta foi recebido por gritos de “sem anistia”, referência a um projeto de lei que poderia conceder anistia a condenados pelos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023.

Reação e postura de Lula

As vaias interromperam o início da fala de Motta, provocando desconforto, momento em que Lula se levantou e se colocou ao lado do presidente da Câmara em gesto de apoio e para evitar maior constrangimento, postura adotada em eventos anteriores diante de protestos públicos a autoridades.

Motta não havia sido anunciado oficialmente, mas recebeu o microfone após convite do ministro da Educação, Camilo Santana, que atendeu pedido do presidente Lula. Em tom conciliador, elogiou Lula pela atuação na área da educação.

Contexto político e manifestações

O episódio ocorre em meio a uma crise recente entre o Planalto e o Legislativo, após a Câmara derrubar uma medida provisória que aumentava o IOF, elevando a tensão entre os poderes. Mesmo com o clima tenso, as vaias foram diminuindo durante o evento, e Motta foi cumprimentado por parlamentares próximos ao governo, como o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ).

Além de Motta, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, também enfrentaram vaias da plateia, composta majoritariamente por professores da rede municipal. Paes tentou conter os protestos anunciando reajuste anual para a categoria.

Discurso crítico de Lula

No discurso subsequente, Lula criticou o perfil atual do Congresso e a influência da extrema direita nas últimas eleições, afirmando:

“Hugo é presidente desse Congresso e ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora. Aquela extrema direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior.”

Lula também pediu mais consciência política dos eleitores para as próximas eleições, e fez crítica indireta a deputados da oposição, especialmente a aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL):

“Quem quiser mentir vá para a casa do chapéu… Chega de cidadão ir para os Estados Unidos tentar inflar os americanos contra nós.”

Recomendadas