Motoristas do RJ devem pagar novo DPVAT, apesar de anúncio de Cláudio Castro

Caixa Econômica será responsável pela cobrança da taxa em âmbito federal
Cláudio Castro
Cláudio Castro
Por JR Vital JR Vital — Analista Geopolítico
JR Vital
JR Vital Analista Geopolítico
● Fato Verificado

Jornalista do Diário Carioca.

Rio de Janeiro – O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou que o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), o novo DPVAT, não seria cobrado pelo Detran-RJ.

No entanto, motoristas do estado não ficarão isentos da taxa, que será recolhida diretamente pela Caixa Econômica Federal.

Essa cobrança é estabelecida por uma legislação federal e deve ser aplicada nacionalmente, mesmo sem a adesão estadual ao convênio.

https://www.diariocarioca.com/rio-de-janeiro/governador-do-rj-se-junta-a-outros-da-direita-e-anuncia-que-nao-retomara-cobranca-do-novo-dpvat/

A Caixa Econômica Federal, em nota, reforçou que a cobrança do SPVAT é responsabilidade da instituição, conforme a Lei Complementar n.º 207.

Os estados podem optar por realizar convênios com a Caixa e com os respectivos Detrans para cobrar o seguro junto ao IPVA e à licença do veículo. No entanto, o RJ decidiu não aderir ao convênio.

Nota oficial da Caixa Econômica Federal

A Caixa esclareceu: “A renúncia de adesão por parte do estado não isenta os proprietários de veículos do pagamento do SPVAT. Em estados que não firmaram o convênio, os motoristas deverão emitir a guia de pagamento diretamente nos canais da Caixa, seguindo as instruções fornecidas.”

Governo do RJ não aderirá ao convênio

O governador Cláudio Castro justificou a decisão de não aderir ao convênio federal para evitar mais custos à população. “A carga tributária já é alta. Não vamos incluir o SPVAT no IPVA, como propôs o Governo Federal,” afirmou Castro. A medida, segundo o governo estadual, foi respaldada por consulta à Procuradoria Geral do Estado (PGE), que garantiu que a decisão não compromete o regime de recuperação fiscal do RJ.

Entenda como a cobrança do novo DPVAT funcionará

O SPVAT será cobrado independentemente da posição dos governos estaduais, sendo a responsabilidade pelo pagamento dos motoristas. Os veículos registrados em estados que optaram por não firmar o convênio com a Caixa devem gerar a guia diretamente nos canais oficiais da instituição.

Perguntas Frequentes sobre o SPVAT e o novo DPVAT

1. O que é o SPVAT e por que ele voltou a ser cobrado?
O SPVAT é o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito, que substitui o antigo DPVAT. A cobrança foi retomada após a extinção do DPVAT em 2020.

2. Motoristas do RJ estão isentos de pagar o SPVAT?
Não. A cobrança será realizada pela Caixa Econômica Federal, independentemente da adesão do estado ao convênio.

3. Como os motoristas devem pagar o SPVAT?
Em estados sem convênio, como o RJ, a guia de pagamento deverá ser emitida diretamente nos canais oficiais da Caixa.

Don't Miss