Equador anunciará projeto para as ilhas Galápagos na COP26

Quito, 28 out (EFE).- O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciará na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) um projeto para as emblemáticas ilhas Galápagos e se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e a presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen.

“O Equador planeja fazer um importante anúncio internacional em Glasgow, que tem a ver com a contribuição do nosso país para as mudanças climáticas e o meio ambiente”, disse o mandatário em entrevista à Agência Efe, sem revelar os detalhes do projeto.

Segundo Lasso, a iniciativa também tem a ver com os “compromissos do Equador em relação à decisão de assumir um compromisso para evitar as mudanças climáticas” e com o que “pode fazer com os seus ecossistemas”.

Localizadas a cerca de mil quilômetros a oeste do continente, as ilhas Galápagos são um dos ecossistemas com maior biodiversidade do mundo e vários tipos de iniciativas de conservação já foram considerados no passado.

Uma delas foi um swap de títulos de dívida ambiental de US$ 1 bilhão para criar uma nova reserva em torno do arquipélago, que buscava expandir as cotas de pesca através da negociação entre todas as partes envolvidas.

Questionado sobre o plano, Lasso disse que prefere “não abordar do ponto de vista financeiro” porque analisou algumas propostas,que considera “interessantes”, mas que “o Equador, soberanamente, deveria procurar alternativas muito mais produtivas e benéficas”.

A abordagem de Lasso será exposta durante a cúpula e em uma reunião paralela com Biden, Johnson e Von der Leyen.

“Nós quatro vamos ter uma conversa sobre questões ambientais, economia circular, questões em que o Equador pode se comprometer com o mundo, como um país pequeno, mas com compromissos muito claros em termos de transição ecológica”, explicou. EFE