Mensagem à Pátria

Lula fará pronunciamento na TV criticando Trump e Eduardo Bolsonaro

Em discurso de 7 de Setembro, presidente falará sobre soberania, atacará “traidores da pátria” e exaltará conquistas como o Pix
Presidente Lula
Presidente Lula
Por JR Vital JR Vital — Analista Geopolítico
JR Vital
JR Vital Analista Geopolítico
● Fato Verificado

Jornalista do Diário Carioca.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará neste sábado (7), em cadeia nacional de rádio e televisão, o pronunciamento oficial em comemoração ao Dia da Independência. A fala, gravada no Palácio do Planalto, terá pouco menos de seis minutos e será marcada pela defesa da soberania nacional e críticas diretas ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo fontes próximas ao governo, o discurso trará a expressão “traidores da pátria” para se referir a parlamentares e figuras públicas que apoiaram medidas de sanção contra autoridades e instituições brasileiras. Entre eles, além de Eduardo Bolsonaro, estão Paulo Figueiredo, neto do general João Figueiredo, último presidente do regime militar. O termo ecoa declarações anteriores de Lula, que, em reunião ministerial, classificou Eduardo e o ex-presidente Jair Bolsonaro como “os maiores traidores da pátria”, cobrando uma reação firme do Congresso.

Defesa do Pix contra ataques dos EUA

Outro ponto central será a defesa do Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central e utilizado por mais de 150 milhões de brasileiros. O mecanismo passou a ser alvo de ataques da administração Trump, que incluiu o sistema em um inquérito comercial com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA. A medida foi anunciada junto com tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, elevando tensões diplomáticas.

Para o Planalto, o Pix representa soberania financeira e inovação tecnológica nacional. No discurso, Lula pretende apresentá-lo como símbolo da resistência brasileira a pressões externas, em sintonia com a campanha institucional da Secretaria de Comunicação Social, cujo lema para a data cívica é “Brasil Soberano”.

Desfile em Brasília reforça mensagem de soberania

No domingo (8), o presidente participa do tradicional desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento será dividido em três blocos: Brasil dos Brasileiros, COP30 e Novo PAC e Brasil do Futuro.

Além das tropas das Forças Armadas, o desfile dará visibilidade a iniciativas civis ligadas a políticas de Estado, como educação, meio ambiente, vacinação e incentivo ao esporte. Estão previstas apresentações da Esquadrilha da Fumaça e o tradicional desfile motorizado de unidades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

O conjunto de ações, do pronunciamento ao desfile, busca reforçar o papel do governo na defesa da soberania e projetar a ideia de que o Brasil não aceitará ingerências externas nem concessões a quem atue contra o interesse nacional.

Don't Miss