África do Sul anuncia que Putin não participará da cúpula do BRICS

O presidente russo, Vladimir Putin, não participará da cúpula do BRICS na África do Sul, que será realizada em agosto. A informação foi divulgada pelo site do gabinete do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa. A Rússia será representada pelo ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov. 

De acordo com o gabinete do presidente sul-africano, esta decisão foi tomada de comum acordo entre os países.

“Por mútuo acordo, o presidente Vladimir Putin, da Federação Russa, não participará da cúpula, mas a Rússia será representada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, sr. Serguei Lavrov”, diz o comunicado.

A controvérsia sobre a participação ou não de Putin na cúpula está relacionada com a decisão do Tribunal Penal Internacional (TPI), que emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo em 17 de março. O tribunal considera que o chefe de Estado é particularmente responsável ​​pela “transferência ilegal de crianças da Ucrânia para a Rússia” no contexto da guerra iniciada por Moscou contra o país vizinho.

Este documento significa que todos os países que ratificaram o Estatuto de Roma e todos os países que aceitam a jurisdição do tribunal (123 Estados) teriam que executar o mandado de prisão contra Putin assim que ele pisasse em seu território. A África do Sul está entre esses países.

Na última terça-feira (18), o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, havia declarado que a prisão do presidente russo equivaleria a uma declaração de guerra à Rússia, acrescentando inclusive que Moscou deixou isso claro. 

Segundo ele, a África do Sul não tem capacidade de declarar ou travar guerra com a Rússia e não está disposta a fazê-lo. Ramaphosa também observou que o TPI expressou preocupação com “a ameaça nuclear da Rússia após a emissão de um mandado de prisão”.

Anteriormente, a Rússia havia rejeitado a proposta do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa de que a delegação russa na cúpula do BRICS, que será realizada em agosto, fosse liderada pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, ao invés do presidente russo.

Após o comunicado sul-africano, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que o presidente Vladimir Putin participará da cúpula do BRICS por videoconferência. 

“O presidente Putin decidiu participar da cúpula do BRICS no formato de uma videoconferência. Esta será uma participação plena. O ministro Lavrov estará presente na própria reunião”, disse o porta-voz do Kremlin.

A cúpula será realizada em Joanesburgo, de 22 a 24 de agosto.

Edição: Thales Schmidt