Justiça suspende licitação da Cedae para Guandu II

17 de janeiro de 2025
1 min read
© Tomaz Silva/Agência Brasil
Por JR Vital JR Vital — Analista Geopolítico
JR Vital
JR Vital Analista Geopolítico
● Fato Verificado

Jornalista do Diário Carioca.

Rio de Janeiro – A Justiça do Rio suspendeu a licitação da Cedae para a construção da estação de tratamento Guandu II, que seria realizada nesta quinta-feira.

A obra, avaliada em R$ 1,69 bilhão, teve o processo paralisado por decisão liminar da 6ª Vara de Fazenda Pública, atendendo a um pedido da empresa Dimensional Engenharia.

O recurso da Cedae, que buscava reverter a decisão judicial, foi negado pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro. Outro mandado, impetrado pela Associação das Empresas do Rio de Janeiro (Aeerj), ainda aguarda julgamento.

Motivos da suspensão

A ata da Cedae, divulgada após a decisão, confirma o adiamento da licitação “sine die”. A empresa justificou o pedido de suspensão apontando:

  • Prazo curto: O edital foi publicado em 18 de dezembro, próximo às festas de fim de ano.
  • Inadequação técnica: O projeto básico foi considerado insuficiente.
  • Inconsistências: Problemas na memória de cálculo do orçamento foram relatados.

A juíza Regina Lucia Chuquer de Almeida Costa de Castro Lima destacou que a complexidade do projeto exige um prazo maior e que as falhas comprometem a escolha do melhor candidato, prejudicando o interesse público.

Detalhes do projeto

A estação Guandu II ficará próxima à unidade atual e atenderá principalmente a moradores da Baixada Fluminense. O projeto prevê 1.260 dias para a execução, sendo 900 destinados à construção e 360 à operação assistida.

Essa é a segunda tentativa da Cedae de licitar a obra. Um edital publicado em dezembro de 2023 foi revogado após problemas no certame de janeiro de 2024.

Resposta da Cedae

Em nota, a Cedae informou que respeita a decisão judicial e suspendeu o processo licitatório. A empresa destacou seu compromisso com a transparência e afirmou que adotará as medidas necessárias para viabilizar o projeto, que beneficiará cerca de 3 milhões de pessoas na Baixada Fluminense e Zona Oeste do Rio.

Entenda o caso: a suspensão da licitação do Guandu II

  • Motivo da obra: Melhorar o fornecimento de água na Baixada Fluminense.
  • Custo estimado: R$ 1,69 bilhão.
  • Problemas no edital: Prazo curto, inconsistências técnicas e cálculo inadequado.
  • Decisão judicial: Suspensão determinada pela 6ª Vara de Fazenda Pública.
  • Impacto da obra: Beneficiará cerca de 3 milhões de moradores.
JR Vital

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Analista Político, Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações, como Visto Livre Magazine, Folha do Centro, Universo Musical, Alô Rio e outros.

About

Trees and plants within cities help mitigate air pollution by absorbing carbon dioxide and releasing oxygen. They also act as natural air filters, trapping dust and particulate matter

Authors

Newsletter

Justiça suspende licitação da Cedae para Guandu II

Most viewed

Don't Miss